O governo do Estado, por meio das secretarias executivas de Cultura e de Educação, da Diretoria dos Teatros de Alagoas e da Associação Teatral de Alagoas, lança amanhã – Dia Mundial do Teatro, o projeto experimental “Estudantes no Teatro”, com a apresentação da peça O Patelin: fé e tramóias, às 20 horas, no Teatro Deodoro.
O projeto, que também faz parte das comemorações dos 50 anos da ATA, associação fundada pela atriz Linda Mascarenhas, tem como meta contribuir para a formação de jovens conscientes de sua coletividade ao proporcionar a experiência viva do teatro aos estudantes da rede estadual de ensino, como meio de formação cultural, artística e educacional.
Num primeiro momento, o “Estudantes no Teatro” ficará restrito a Maceió, onde a previsão é atender cerca de 10 mil estudantes numa temporada de 16 apresentações. Para viabilizar a ida destes espectadores ao Teatro Deodoro a secretaria de Educação irá colocar ônibus à disposição das unidades de ensino selecionadas.
Para o secretário executivo de Educação, professor José Marcio Lessa, o projeto contribui para a formação de platéias. “É um projeto que devemos tornar permanente, para permitir que cada vez mais os estudantes tenham acesso à produção cultural. Entendemos que o acesso à arte e à cultura constitui uma importante ferramenta pedagógica na formação intelectual de crianças, jovens e adultos”, destacou.
“A intenção é, posteriormente, implementar este projeto no interior do Estado para oferecer à população o acesso e o entendimento do que é o teatro, bem como abrir espaço para que outros grupos teatrais participem deste processo de democratização artística”, enfatiza Eduardo Bomfim, secretário executivo de Cultura.
O Patelin – Baseada na obra “A Farsa do Advogado Patelin”, de autoria anônima do século XV, o texto foi adaptado pela Associação Teatral de Alagoas considerando a realidade local e nacional, fato que acaba por interagir o elenco e a platéia.
“Adaptamos o texto em 2004 e originamos a montagem O Patelin: fé e tramóias, uma trama fiel à tradução de Luis Hasselmann e que expõe de forma crítica a motivação do corrupto para a prática do delito, o seu julgamento e a relação corrompida entre a justiça e o infrator’, explica Ronaldo de Andrade, presidente da ATA.
Como parte das comemorações dos 50 anos de fundação, além de apresentar a montagem dentro do calendário do projeto “Estudantes no Teatro”, a ATA irá publicar o nº 2 da revista Kaiti-Tu, com veiculação prevista para o dia 14 de maio, Dia Alagoano do Teatro.
“É gratificante comemorar o Dia Mundial do Teatro com o lançamento de um projeto que envolve cultura, educação e, sobretudo, a formação de jovens cidadãos conscientes. O “Estudantes no Teatro” nos traz uma expectativa muito boa porque atende uma parcela da população de Maceió que muitas vezes não tem oportunidade e entendimento para ir ao teatro.
Gratificante, também, é comemorar os 50 anos de fundação da ATA”, ressalta Ronaldo. Após a abertura do projeto serão realizadas duas apresentações diárias, às 9h e 11h, nos dias 4, 5, 6, 11, 26 e 27 de abril e 11 de maio.