Campanha contra febre aftosa será lançada na próxima segunda-feira

O governador Luis Abílio lança na próxima segunda-feira, às 15 horas, na sede da Secretaria Executiva de Agricultura, a primeira etapa anual da campanha contra a febre aftosa, que se estenderá até o dia 3 maio.

De acordo com o subsecretário da pasta, Roberto Paiva, a responsabilidade da campanha deste ano será ainda maior que a do ano passado, uma vez que, em face do grande sucesso da última campanha, quando o Estado alcançou um índice de mais de 90% de cobertura vacinal dos rebanhos – foram vacinadas e declaradas 957.892 cabeças de gado – o Ministério da Agricultura exige um índice percentual maior este ano.

Segundo Roberto Paiva, a cobertura vacinal exigida pelo Ministério para este ano é de 80%, no mínimo, mas em cima dos 957.892 animais vacinados e declarados em 2005. “No ano passado, o mínimo era também de 80%, mas em cima de pouco mais de 800 mil cabeças, baseado em número do IBGE”, explicou.

O subsecretário ressalta que para conseguir o mesmo sucesso na cobertura anterior será importante, mais do que nunca, a exemplo do que ocorreu em 2005, o engajamento de toda a sociedade, tais como as prefeituras, por meio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), imprensa, agricultores e os movimentos sociais no campo.

“Não basta só o empenho do governo de Alagoas nessa luta; é preciso o engajamento de toda a sociedade para que Alagoas alcance a classificação de risco médio para a febre aftosa, o mais rápido possível, saindo definitivamente da condição de risco desconhecido para a doença”, disse.

Itinerante – “Para alcançar uma classificação melhor, o governo de Alagoas tem envidado esforço significativo, a exemplo de investimentos na compra e distribuição de vacinas; criação recente da Agência de Defesa Animal e Vegetal do Estado de Alagoas (Adeal), exigência do ministério para Alagoas sair da zona de risco desconhecido, e a distribuição de vacinas para pequenos agricultores de um a 10 cabeças de gado”, acrescenta Paiva.

“A prova deste grande investimento do governo é que o Estado não apresenta nenhum caso de aftosa há oito anos. No ano passado, a Secretaria de Agricultura distribui 230 mil doses com os assentamentos e montamos 62 postos para o recebimento das declarações e formulários de vacinação, um verdadeiro esforço para o sucesso da cobertura”, destacou Paiva.

Este ano o governo de Alagoas liberará recursos da ordem de R$ 300 mil para a campanha e mais 230 doses de vacina com os assentamentos, a exemplo do que ocorreu ano passado para reforçar o trabalho. Já o Ministério da Agricultura liberará R$ 1 milhão para todo o ano de 2006.

Outra novidade da campanha de vacinação deste ano será a criação da Secretaria de Agricultura Itinerante. A ação consiste no deslocamento do secretário executivo, Kleber Torres, que despachará nos 102 municípios do Estado para acompanhar de perto todo o trabalho desempenhado pelos técnicos no combate à aftosa. A Secretaria Itinerante funcionará durante todo o período de duração da campanha.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário