Café da manhã: Procon e CDL discutem compromisso com consumidor

Dirigentes do Procon participam desde às 7h30, na Câmara de Dirigentes Lojistas, de um café da manhã para discutir uma política de melhor relacionamento entre consumidor e empresas de bens e serviços. O órgão quer, por meio da negociação amigável, evitar a abertura de processos contra as empresas. Estarão presentes representantes da CDL, da Aliança Comercial dos Retalhistas de Maceió e empresários independentes.

A reunião foi proposta pela superintendente do Procon/AL, Wedna Miranda. A idéia é conscientizar as empresas de que a abertura de ações civis tanto se caracteriza em prejuízos para os estabelecimentos comerciais quanto para os consumidores, que demoram para ter seus problemas resolvidos.

De acordo com a superintendente, essa medida vai impedir que a empresa tenha seu nome no Cadastro de Reclamações Fundamentas, fato que dá visibilidade negativa aos estabelecimentos comerciais. “O Procon não é um órgão repressor. Nossa intenção é promover uma melhor relação entre fornecedor e consumidor e fazer com que as empresas não desrespeitem os direitos já assegurados no Código de Defesa do Consumidor. No momento da queixa nossos técnicos vão elaborar uma notificação, fundamentada na legislação e explicando como o consumidor foi lesado. Esperamos que as empresas colaborem. Queremos que a Câmara de Dirigentes Lojistas ajude na conscientização dos associados”, cobrou a superintendente.

Audiências

Ultimamente, as audiências marcadas pelo Procon têm demorado cerca de dois meses, a partir da prestação da queixa. A demora se dá porque a quantidade de reclamações tem crescido consideravelmente nos primeiros meses deste ano.

Segundo Wedna Miranda, os números aumentaram em mais de 50% neste primeiro bimestre, quando comparados com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram realizados 4.842 atendimentos, englobando a sede do órgão, no Centro da cidade e os postos Já Cidadão.

A sede do órgão recebeu maior quantidade de consumidores insatisfeitos com as empresas de bens e serviços, 2.449. O Já Farol ficou em segundo lugar, com 990 reclamações. O terceiro colocado foi o Já Mangabeiras, que registrou 738 atendimentos, seguido do Já Produban, que ficou com 665 queixas. O número de processos abertos também cresceu. O setor jurídico do órgão instaurou 1.622 ações.

Ainda foram realizadas centenas de audiências entre os dias 02 de janeiro e 28 de fevereiro. Das 844 agendadas para o primeiro bimestre de 2006, 758 aconteceram por intermédio dos advogados do Procon, que agiram em defesa dos consumidores. Setenta e duas não foram realizadas e 14 foram julgadas improcedentes.

Compras à vista – Na reunião com o CDL o Procon vai exigir que as compras que apresentam descontos à vista, possam ser efetuadas com cartões de crédito e de débito. Wedna Miranda informou os consumidores têm encontrado dificuldades para efetivar as compras quando querem utilizar o cartão de crédito ou de débito.

“O cartão de crédito é uma garantia de pagamento e o consumidor não tem culpa se as administradoras dos cartões cobram alguma taxa. Com relação ao cartão de débito, a compra está sendo feita à vista. A única diferença é que não existe o dinheiro”, explicou a superintendente.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário