Equipe prepara o retorno dos astronautas

Com uma velocidade de aproximadamente 28 mil Km por hora, o cosmonauta brasileiro Marcos César Pontes, o russo Valeri Tokariov e o norte-americano Willian Mcarthur deverão aterrisar, no próximo sábado, 8, às 20h56 (horário de Brasília), no território do Cazaquistão. Ao entrar na atmosfera, os cosmonautas levarão de 15 a 20 minutos para pousar. "É um fenômeno inacreditável porque a cápsula entra na Terra como se fosse um cometa", a afirmação é do primeiro vice-comandante do Centro de Treinamento dos Cosmonautas e chefe da equipe de resgate das missões 12 e 13, general Valery Korzun.

Em entrevista para os jornalistas brasileiros hoje (5), na Cidade das Estrelas (40 Km de Moscou), o general explicou que o resgate será composto por um avião, nove helicópteros e três carros do órgão Aéreo-Espacial de Navegação Russa.

Apenas o primeiro helicóptero, ocupado por uma equipe de médicos que prestará o serviço de primeiros-socorros e especialistas que realizam a função de resgate, terá acesso aos cosmonautas. Eles serão colocados imediatamente em poltronas especiais e levados a uma tenda montada próxima à área para a retirada do traje espacial e a realização de exames médicos. A temperatura deverá estar em torno de 4 graus negativos, e a velocidade do vento, a aproximadamente 40 km por hora.

Os cosmonautas – acompanhados por seus médicos particulares – partirão de helicópteros da cidade de Arkalyk, no Cazaquistão, até o aeroporto de Kustanay, de onde seguirão de avião para Moscou. A operação dura em torno de sete horas. Marcos Pontes deverá ficar em quarentena por apenas oito dias.

Toda a operação de resgate será acompanhada por uma equipe de jornalistas. A cobertura jornalística brasileira será realizada pela Radiobrás. A representante da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), Loiva Lopes Calderan, e o médico Luiz Cláudio Lutiis partirão amanhã (6) para a cidade de Arkalyk.

Pouso

Segundo o general da Força Aérea Russa, Valery Korzun, estão previstos vários momentos no plano de resgate. Se tudo correr bem, Marcos Pontes e seus companheiros de vôo serão resgatados às 20h56 deste sábado (8). Caso contrário, os cosmonautas poderão fazer uma segunda tentativa de pouso após 90 minutos, e uma terceira, após mais 90 minutos. A posição de pouso fica a uma distância de 40 a 60 km da cidade de Arkalyk. Caso não seja possível, tecnicamente, realizar o pouso, a próxima tentativa deverá ocorrer apenas no dia seguinte.

Valery Korzun já realizou duas missões espaciais de seis meses cada. Em 1996, na Estação Espacial MIR, e em 2002, na Estação Espacial Internacional (ISS).

Fonte: Portal Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos