A Câmara Municipal de Maceió institui hoje a Comenda Salvador Lyra – industrial alagoano que na década de 20 impulsionou o uso do álcool como alternativa viável e mais barata que a gasolina, no Nordeste. O primeiro agraciado com a comenda foi o filho do industrial, o usineiro e deputado federal João Lyra (PTB).
Lyra disse que ao receber a notícia, sentiu uma “forte emoção no coração que resultou em uma grande alegria. Saber que estamos sendo homenageados já é algo muito bom, ainda mais numa solenidade que tem a ver com a história do pai da gente”. O deputado federal fez questão de ressaltar a importância do desenvolvimento sustentável, que segundo ele, era uma das visões mais futurísticas da década de 20 e 30 e que foi empreendida por seu pai.
No discurso de agradecimento, ressaltou que pautou sua força de trabalho e o amor pelo Estado de Alagoas no exemplo dado por Salvador Lyra e por toda sua família. Em uma fala emocionada, que durou cerca de 30 minutos, do deputado federal fez questão de frisar que assumiu os compromissos de seu pai, ao administrar as usinas e demais empresas do Grupo JL, que emprega mais de 10 mil pessoas.
“A preocupação ecológica, com a qualidade de vida do trabalhador, com desenvolvimento de nossa terra e com o impulsionar de uma nova era, que é a questão do incentivo ao álcool, são coisas que reconheço do meu avô e tento seguir como exemplo, nos projetos que levanto por amor ao que faço”, destacou.
A proposta da comenda é do vereador Alan Balbino (Prona). Balbino disse que a comenda é um compromisso da Câmara Municipal com a história. “Passei pela educação básica e pela universitária sem conhecer quem era Salvador Lyra, assim como outros nomes que contribuíram e muito para o desenvolvimento de nosso Estado, como é o caso de Delmiro Gouveia”.
“Escolhemos o nome de Salvador Lyra por muito bem representar este sentimento de desenvolvimento. Então esta comenda será entregue a todas as pessoas que sirvem de exemplo para que as futuras gerações se orgulhem de seus passados”, destacou. Balbino aproveitou o momento para dar seu apoio político a candidatura do deputado federal João Lyra ao governo de Alagoas.
Lyra – durante a solenidade – evitou falar de política. Não quis comentar sobre a possível entrada do ex-presidente Fernando Collor de Mello em sua chapa, como candidato a deputado federal, nem falou sobra à aliança com o deputado estadual Celso Luiz (PMN). “Só vou falar quando a solenidade estiver encerrada. Por enquanto, não vamos discutir política”, disse.
Os presentes
Estavam presentes na homenagem ao deputado federal João Lyra, o também deputado federal Thomaz Nono (PFL), o deputado estadual Celso Luiz (PMN), o prefeito de Maceió Cícero Almeida (PTB) e o deputado federal Benedito de Lira (PP), além dos vereadores que compõe a Câmara Municipal e todo o secretariado de Almeida.
A vice-prefeita e filha de João Lyra, Lourdinha Lyra não compareceu, mas enviou uma carta que foi lida no plenário, onde cumprimentou o pai pela comenda e encerrou suas linhas afirmando que “a homenagem era mais que merecida”.