Os candidatos às 64 vagas do primeiro concurso do Ministério Público poderão conferir os gabaritos das provas na próxima terça-feira, dia 11, a partir das 19h. As provas objetivas, realizadas hoje, tiveram um forte esquema de segurança montado para evitar fraudes.
As provas foram realizadas pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB), que impediu que os candidatos utilizassem objetos comuns, como lápis, borracha, bonés e canetas que não fossem fabricadas de material transparente.
Quem levou esses e outros objetos proibidos, como relógios, celulares e até óculos escuros, para a sala de provas, teve que colocar tudo em um saco plástico, que ficou vedado até o a saída do candidato da sala.
Equipamentos de detecção de metais e a coleta das impressões digitais de cada pessoa também foram utilizados e os concorrentes só puderam levar o caderno de provas se ficassem mais de 3h15 nas salas.
As provas e as respostas dos testes – foram três para cada cargo – estarão no site www.cespe.unb.br/concursos/mpeal2006. Quem discordar de alguma questão poderá entrar com recurso, nos dois dias seguintes à divulgação do gabarito, quarta e quinta-feira.
O resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado e no site da comissão organizadora, Cespe, no dia 5 de maio.
Concorrência
São 34.170 candidatos disputando as 64 vagas. A concorrência é maior para os cargos de nível fundamental onde 14.565 candidatos disputam as dez vagas disponíveis de auxiliar administrativo. Além de 5.014 pessoas concorrendo às dez vagas de oficial de transportes e 611 disputando as duas vagas para o cargo de telefonista do órgão.
No nível médio, 290 candidatos concorrem à única vaga de administrador de rede; 6.368, as dez de oficial de apoio administrativo; 4.661, as cinco de oficial de Ministério Público, 123 disputam a única vaga para programador de sistemas de computador e 250, a única vaga para técnico de manutenção e informática.
A disputa, no nível superior, também é acirrada: 1.646 candidatos, para as 20 vagas de assistente de Promotoria de Justiça; 193, para apenas uma vaga de assistente social; 126, também para uma vaga de auditor contábil; 45, para uma vaga de biblioteconomista e 278 inscritos para uma vaga de psicólogo.