Depois de 22 anos de espera, o Santos é campeão paulista novamente. Atuando na Vila Belmiro, a equipe alvinegra acabou com a angústia de sua torcida ao vencer a Portuguesa por 2 a 0, neste domingo, para conquistar seu 16º título estadual e ainda rebaixar o clube da capital à Série A-2.
Dono da liderança do Paulista desde o término da 13ª rodada, quando bateu o São Caetano por 3 a 2, o Santos confirmou sua glória, voltou a faturar um troféu após o Campeonato Brasileiro de 2004 e ainda frustrou a reação do rival São Paulo, único que podia estragar a festa alvinegra neste fim de semana.
Embora o time tricolor tenha vencido o Ituano por 2 a 0, em Mogi Mirim, a equipe de Vanderlei Luxemburgo fez sua parte e chegou aos 43 pontos, contra 42 dos são-paulinos. Pior para a Portuguesa, que não conseguiu o triunfo que lhe salvava da A-2 e precisará amargar mais um descenso em sua história recente.
O clube rubro-verde já disputa a Série B do Brasileiro desde 2003 e, após o revés na Vila Belmiro, acumula novo rebaixamento em seu currículo. O estádio santista, inclusive, teve papel destacado na campanha vitoriosa do time alvinegro neste início de temporada.
Em dez jogos realizados em seu alçapão durante o Campeonato Paulista, o Santos venceu todos. No total, os comandados de Luxemburgo marcaram 19 gols como anfitriões, tendo as próprias redes balançadas apenas três vezes pelos adversários.
Pelos lados do clube do Canindé, o calvário foi agravado pelos resultados de Marília e Guarani. A Portuguesa, que começou a última rodada fora da zona de rebaixamento, termina sua campanha com 18 pontos e na 18ª colocação.