Sport bate Santa Cruz nos pênaltis e se sagra campeão

A torcida rubro-negra está em festa. Mesmo com uma derrota por 1 a 0 para o Santa Cruz, o Sport se sagrou campeão pernambucano neste domingo, na disputa de pênaltis, em seus domínios.

Este foi o 35º título do time da Ilha do Retiro, que agora abre uma vantagem de 11 para o próprio time coral, segundo colocado na corrida pela hegemonia regional.

Após uma vitória por 2 a 1 na primeira partida decisiva, quarta-feira, no estádio Arruda, o Sport se encheu de moral: a equipe quebrou uma invencibilidade de 45 jogos do Santa Cruz em casa e quebrou um jejum de dois anos em clássicos contra o rival.

O título confirmou a melhor fase do Sport na reta final da competição. O Santa Cruz, vencedor do primeiro turno, não conseguiu repetir o feito na segunda parte e o primeiro posto ficou com a equipe vermelha e preta, que terminou três pontos acima à frente do rival.

Mais do que isso, a conquista devolve o grito de "campeão" à torcida, preso desde 2003. Naquele ano, o Sport empatou com o mesmo Santa Cruz por 2 a 2 e ficou com o título, por ter conquistado dois turnos da competição, contra um do rival.

Nem mesmo a presença de Carlinhos Bala, goleador máximo do certame com 20 gols, foi capaz de reverter o quadro em favor do Santa Cruz, que agora se concentra unicamente no Campeonato Brasileiro. A estréia da equipe será contra o Fortaleza, no próximo domingo, às 18h10, no Arruda.

Na Copa do Brasil, o time foi eliminado pelo Vitória-BA, na segunda fase do torneio. Com isso, o Brasileirão se apresenta como oportunidade única de atingir a Copa Libertadores 2007.

Já para o campeão Sport, o momento é de comemorar. Mas sem exageros, já que o time começa sua participação na Série B do Nacional no próximo sábado, em partida contra o Avaí, sábado, às 16, no estádio da Ressacada.

O jogo

A decisão começou agitada, com as duas equipes se revezando nas boas oportunidades na frente. Nos minutos iniciais, Thiago Tubarão e Carlinhos Bala, pelo Santa Cruz, e Everton e Wellington, pelo Sport, ditavam o ritmo dos ataques.

No entanto, o jogo seguiu nervoso e apresentou muitas faltas na etapa inicial. O árbitro Djalma Beltrami mostrou quatro cartões amarelos, sendo três para o Sport – Wellington, Everton e Fumagalli – e um para o Santa Curz – Júnior Maranhão.

O início da etapa final foi uma repetição da primeira, com os times alternando as chances de gol. Thiago Tubarão e Fumagalli continuavam buscando jogo no comando de ataque.

Somente aos 18min, o Santa Cruz conseguiu chegar com verdadeiro perigo ao gol de Gustavo. O artilheiro Carlinhos Bala acertou a rede pelo lado de fora e deu um susto na torcida do time da casa.

O Sport respondeu rápido. Aos 20min, Fumagalli escorou, de cabeça, um cruzamento de Anderson, mas a bola acabou batendo no zagueiro Neto e a bola foi para escanteio.

A tônica do jogo segui desta forma, com o Santa Cruz buscando o gol necessário para levar a decisão para a disputa de penalidades. Aos 27min, Alex Oliveira emendou, mas a bola saiu raspando a trave de Gustavo.

Aos 29min, Thiago Tubarão, destaque do Santa Cruz na partida, chutou por cima. A partida seguiu com o time coral pressionando e a ousadia foi premiada aos 45min. Após cobrança de escanteio de Lecheva, Neto usou a cabeça para fazer o gol da vitória do Santa Cruz.

Com o resultado, a partida foi para os pênaltis: depois das cobranças para cada lado, Hamilton marcou o gol decisivo para os anfitriões. Pelo Santa Cruz, Marco Britto, Lecheva e Neto perderam. Já o Sport desperdiçou com Leo Oliveira e Durval.

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário