As vendas no comércio varejista brasileiro caíram 4,13% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O resultado, já com ajustes sazonais, representa uma reversão da trajetória de alta verificada desde outubro do ano passado. Em relação a fevereiro de 2005, as vendas cresceram 5,35%.
Segundo o IBGE, entre janeiro e fevereiro houve queda em quatro dos oito ramos de atividade que compõe o índice: tecido, vestuário e calçados (3,14%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,44%); combustíveis e lubrificantes (-1,92%); móveis e eletrodomésticos (-0,04%).
Somente os supermercados e hipermercados, segmento que tem forte peso na composição do índice, tiveram uma queda de vendas de 4,2%.
Das 27 unidades da federação, 18 apresentaram variação negativa. As maiores quedas ocorreram em Sergipe (-14,83%), Mato Grosso (-14,38%) e Rio Grande do Norte (-9,63%). Em São Paulo, houve baixa de 1,96%.
Metodologia
A PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) é realizada mensalmente pelo IBGE em todo o país. Vale ressaltar que, para mensurar o desempenho do setor, o IBGE apura a receita bruta de revenda das empresas varejistas formais com 20 ou mais pessoas ocupadas. Ao todo, são 9 mil informantes em todo o país.