Encontro de RPG e anime acontece no Sesc Poço

O Encontro Alagoano de RPG e Anime acontece entre os dias 29 e 1º de maio, das 9h às 21h, no SESC Poço. O evento promovido pelo Sesc, terá ingressos ao preço de quatro reais por dia mais um quilo de alimento não perecível que será doado para o Mesa Brasil SESC Alagoas (opcional). Também serão vendidos, antecipadamente, ingressos-passaporte para os três dias por R$ 9.

Diversas atividades ocorrerão simultaneamente durante os dias do evento tais como jogos eletrônicos, concurso de cosplay, karaokê, apresentação de artes marciais, exibição de animes, mesas de RPG para iniciantes, torneios de Magic: The Gathering e de Mage Knight entre outros. Dois shows irão animar os participantes: a banda Dead Hand, que faz a sua segunda apresentação consecutiva no Encontro e a banda Andróide Monkey que toca rock japonês.
Sendo realizado há mais de cinco anos no SESC, o Encontro abordará a parte histórica do RPG, desfazendo os mitos que existem em torno desta temática. Para isso, a programação investirá na informação através de palestras abordando a cultura japonesa que está intrinsecamente ligada ao RPG. Além do resgate histórico dessa arte milenar, haverá também uma espécie de retrospectiva dos encontros anteriores, com exibições de painéis e cartazes de eventos antigos.

Os participantes ganharão um mangá (quadrinhos japoneses) na entrada do evento, e os mais animados que vierem fantasiados para participar do concurso de Cosplay, entrarão de graça. Haverá também estandes onde serão vendidos desde produtos ligados ao RPG até comida japonesa.

A palestras serão voltadas para o público adulto (como pais e educadores) e também os iniciantes, onde serão expostos pontos como o que é o RPG, onde surgiu essa prática, dentre outros. A palestra será ministrada por Roberto Nobre, formado em Psicologia pela UFAL, que fez seu trabalho de conclusão de curso baseado no jogo de RPG. A outra palestra abordará a cultura japonesa como um todo, e terá como palestrante o sensei Francisco Araújo.
O jogo da ilusão

Baseado na estratégia e na imaginação, o RPG – Role Playing Game (jogo de interpretações de papéis) surge por volta de 1974 nos EUA e logo conseguiu adeptos por todo o mundo, onde os participantes agem como atores da imaginação criando histórias, personagens e lugares para desenvolver suas batalhas. O “mestre” do jogo imagina a história e a partir dela os participantes interagem enfrentando monstros e dando golpes nas lutas criadas mentalmente.

O RPG é uma forma de literatura interativa onde a história é construída por todos os participantes. O jogo ainda pode ser usado como um método para criar histórias. Nos Estados Unidos, freqüentemente, os jogadores escrevem a aventura vivida e a transformam em livros de ficção.

Fonte: Sesc

Veja Mais

Deixe um comentário