Em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho, o governo estadual, por meio da Secretaria Executiva de Economia Solidária, Trabalho e Renda, irá promover ações de impacto nas áreas de intermediação e qualificação de mão-de-obra e de orientação de geração de renda para a população do complexo Benedito Bentes, que serão realizadas no período de 24 a 28 próximo. Também haverá um seminário sobre políticas de emprego e renda e o lançamento do Centro Público de Trabalho.
Considerado o bairro mais populoso da capital, o Benedito Bentes foi escolhido para abrigar as ações públicas por também registrar um grande número de trabalhadores, jovens e mulheres que buscam emprego, qualificação profissional e orientação para projetos de geração de emprego e renda. “Por isso, resolvemos levar nossas ações para a região do complexo habitacional, em conjunto com várias entidades parceiras do governo”, disse a secretária Nádia Rodrigues.
Segundo ela, a pasta já vem contatando empresas privadas para fazer a captação de vagas, principalmente, para jovens que buscam o primeiro emprego. “Além disso, iremos realizar palestras educativas proferidas por técnicos do INSS e Delegacia Regional do Trabalho (DRT). A ação conta ainda com a parceria de entidades como Senai, Inepro, Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, dentre outras”. As atividades ocorrerão na Escola Estadual Rubens Canuto, localizada no Benedito Bentes I. A inscrição é gratuita.
Centros
O lançamento dos Centros Públicos de Trabalho irá ocorrer durante o seminário Articulação de Políticas Públicas de Emprego e Renda, que será realizado no dia 26, no auditório do Maceió Mar Hotel. O governo estadual está modificando a estrutura dos postos do Sine para oferecer de forma integrada uma melhor qualificação social e profissional à população.
Os centros serão instalados um no conjunto Benedito Bentes, um no posto do Sine, em Jaraguá, e mais três nas Centrais de Atendimento Já. No interior, os centros irão funcionar nas cidades de Arapiraca, Penedo, São Miguel dos Campos, Maragogi, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.
Para a secretária Nádia Rodrigues, o governo alagoano deve comemorar os resultados obtidos pela política pública na área de colocação e qualificação de mão-de-obra, orientação, certificação e habilitação profissional, além do setor de seguro-desemprego.
Na parte de intermediação de emprego, por exemplo, a pasta vem ultrapassando a cada ano as metas estabelecidas. Em 2005, foram encaminhadas ao mercado de trabalho 13 mil pessoas, quando a meta era de 12 mil. Este ano, a expectativa é de que esse número seja mais uma vez ultrapassado, com o encaminhamento de 15 mil trabalhadores.