A ousadia dos assaltantes tem deixado a comunidade católica de Maceió apavorada. Antes da Páscoa, a Capela de Santa Terezinha, no Farol, foi arrombada e todo o aparelho de som foi levado. O roubo só foi percebido no fim de semana, mas os fiéis acham que tenha ocorrido na Sexta-Feira da Paixão, quando o local deveria estar deserto pelo feriado.
A estimativa é de que o prejuízo tenha sido de dois mil reais só com os amplificadores e a mesa de som. Os assaltantes levaram ainda quatro ventiladores de parede, que foram trocados há poucos meses e custaram cerca de R$ 800.
“Eles arrombaram a porta lateral, que estava no cadeado, para entrarem. Os ventiladores ainda estavam aparafusados na parede, mas mesmo assim eles conseguiram arrancar. O padre ficou muito chateado, ainda bem que não levaram imagens, nem objetos utilizados nas celebrações”, disse o diácono Ronaldo Figueiredo.
O diácono também contou que a capela só é aberta aos sábados, quando a comunidade participa de aulas de catequese, e aos domingos, quando é celebrada a missa. Por isso, não fica ninguém no local, o que pode ter facilitado o assalto.
“Agora tivemos que comprar outro aparelho de som provisório, para poder celebrar as missas e casamentos. O assalto foi registrado na polícia, mas até agora nada foi encontrado. E esse tipo de assalto já ocorreu em outras igrejas, como na de Santa Rita, quando levaram os computadores”, lembra o diácono Ronaldo.
Por estar em um local mais desabitado, a Igreja de Santa Terezinha já foi assaltada outras vezes. No ano passado, também levaram todo o aparelho de som e o último foi comprado depois de uma campanha que durou vários meses, feita pelo pároco, monsenhor Geraldo Vilas Boas.
Há cerca de duas semanas, os fiéis que freqüentam a Igreja de Santo Eduardo, na Ponta Verde, também relataram outro arrombamento. Os assaltantes levaram o aparelho de som e fugiram. “Eles não respeitam mais a Igreja, o que é lamentável”, finaliza o diácono.