Hemoal dá prosseguimento à coleta emergencial de sangue

Prossegue até as 17 horas, na sede do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), mais uma coleta de sangue emergencial, visando suprir o estoque consumido durante os feriadões da Páscoa e Tiradentes. A campanha, que acontece até a próxima sexta-feira, 27, tem como propósito normalizar o banco de sangue para o feriadão do Dia do Trabalhador.

Para candidatar-se à doação, além de ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg e não ter contraído hepatite após os 10 anos, sífilis, Aids e doença de chagas, é necessário comparecer à Praça Deodoro portando um documento de identificação com foto.

Quanto as gestantes e lactentes, não é permitido realizar a doação e, no caso de um doador que irá repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres. O mesmo procedimento deve ser adotado por àqueles que irão dirigir-se ao Hemoal – anexo a Unidade de Emergência Armando Lages, no bairro do Trapiche.

O candidato a doador, a princípio, passa por uma triagem que vai confirmar se ele está ou não apto a doar sangue. Esse procedimento – realizado por uma equipe médica composta de hemoterapeutas e enfermeiros – é realizado para garantir a segurança da doação e, conseqüentemente, a qualidade do sangue a ser capitado. Caso seja constatado que o doador sofre de alguma doença, automaticamente a equipe do Hemoal o encaminha para que ele receba atendimento médico-hospitalar.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário