Fundo fiscaliza distribuição de livros didáticos

Os técnicos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) participaram de reunião com os diretores das escolas municipais a fim de realizar o trabalho de monitoramento do trabalho de distribuição anual dos livros didáticos. Este ano, o governo federal investiu cerca de R$ 900 mil na aquisição, mixagem e distribuição dos livros nas escolas de todo o Estado. Em todo o país, foram investidos pouco mais de R$ 44 milhões nesse trabalho.

A coordenadora de Produção e Distribuição do Livro Didático, Rosália de Castro Souza, participou do evento, realizado no auditório Paulo Freire, na secretaria municipal de Educação (Semed). Ela esclareceu dúvidas sobre o programa referente ao livro didático, bem como a realização de treinamento com os professores a respeito da utilização do material didático e a obediência ao termo de compromisso, firmado com a secretaria de Educação estadual, no qual estão definidas as responsabilidades das partes envolvidas no programa.Segundo Rosália, o envio dos livros, por parte do governo federal, é feito com base no censo escolar.

"Por isso é tão importante atender ao chamamento do PNDE quando da realização deste levantamento", explicou. Ela acrescentou que é importante haver o remanejamento de material nas escolas em que houver sobra, além de fazer a solicitação da reposição, no caso de falta. "Isso evita o que víamos há alguns anos, quando os alunos começavam a receber os livros quase no final do primeiro semestre", recorda Rosália.

Em Alagoas, o FNDE atende a 688 mil alunos, distribuídos em 3.087 escolas em todo o Estado. Neste ano, foram distribuídos 1,4 milhão de livros. A novidade deste ano é a entrega de livros para o ensino de braile aos alunos com deficiência visual, em 19 escolas. De acordo com Rosália, ainda está em estudo para este ano a aquisição de livros para o ensino de linguagem de sinais (Libras).

O Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação está com inscrições abertas para os diretores das escolas de todo o país, a fim de escolha dos livros a serem disponibilizados pelo governo federal. Para isso, eles devem acessar a home page do programa na internet, no endereço www.fnde.gov.br, até o dia 30 de junho.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário