Está sendo realizada, no Hotel Ponta Verde, em Maceió, a 81ª Reunião Extraordinária do Conselho do Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes).
O evento foi aberto no começo da manhã de hoje e conta com a presença do ministro Fernando Haddad, o presidente da Andifes, Oswaldo Baptista Duarte Filho, a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dórea, o governador Luis Abílio, além de representantes de universidades e políticos.
O Conselho da Andifes reúne 55 dirigentes de instituições federais de ensino superior filiadas- sendo 50 universidades, uma faculdade e quatro centros federais de educação tecnológica- e foi criado em 1989, tendo como principal pauta na manhã de hoje a reestruturação da educação superior, por meio da Reforma Universitária.
Atualmente, o texto projeto da Reforma está sendo debatido por uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos de vários ministérios, que analisam a sustentabilidade, a viabilidade e a aplicabilidade do novo texto.
Haddad destacou a importância de dois aspectos fundamentais no texto: a autonomia universitária e o financiamento das Ifes. A proposta do Governo Federal prevê que 75% dos recursos do MEC, repassados pela União, devem ser destinados às universidades federais, o que em tese, diminuiriam o atual sucateamento enfrentando pelas instituições públicas.
Para Fernando Haddad, as bases de sustentação das universidades públicas são o financiamento dos estudantes e a formação continuada dos professores. "A reestruturação do ensino superior passa, obrigatoriamente, pela formação do professor- por meio do Universidade Aberta- e financiamento do ensino público, entretanto, o Governo Federal vem sofrendo resistência de alguns setores que não querem o fortalecimento do ensino público gratuito de qualidade", declarou.
Fernando Hadadd anunciou, ainda, o investimento de R$ 5 bilhões na educação básica do Estados do Nordeste, Centro-Oeste e Norte, e a criação de novas unidades do Cefet no interior de Alagoas, por meio de parceria firmada com o setor sucroalcooleiro do Estado.
Outro ponto abordado pelo ministro foi reajuste dos docentes em todo o pais. Segundo ele, o projeto para o aumento tramita no Congresso Federal.