Em reunião, hoje, no gabinete do secretário municipal de Saúde foi definida uma nova estratégia de vacinação contra gripe para idosos. Participaram da reunião representantes da Secretaria Estadual de Saúde, o Secretário João Macário, a diretora do departamento de Atenção à Saúde, Nadja Tenório, a diretora de Planejamento da SMS Vera Elias e técnicas do Programa Nacional de Imunização da SMS.
Na reunião, além da avaliação dos dados da vacinação obtidos com o mutirão no final de semana, que vacinou quase 2 mil idosos, foi discutida a nova estratégia para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para ajudar nesse mutirão, a Polícia Militar colocou de imediato à disposição da SMS dez homens que desde às 12h de ontem, passaram a atuar em diversos pontos da cidade ajudando os técnicos a realizarem o trabalho de imunização dos idosos.
As equipes ficarão até a próxima sexta-feira, das 8h às 17h, na Praça dos Palmares, em frente ao INSS; na Rua do Comércio, defronte à antiga Lobrás; na Igreja dos Capuchinhos, no Farol, (das 16h às 19:30h e, pela manhã, até às 9h), no Hiper Bompreço Farol e no Hiper Bompreço Jatiúca, próximo ao Shoping Iguatemi. Uma equipe de plantão estará na SMS para atender aos idosos que não tenham condições de locomoção, atendendo pelo telefone 3315 5221.
Segundo o Secretário João Macário, a meta ainda não foi atingida por conta das chuvas que caíram na semana passada e da greve que está afetando algumas Unidades de Saúde. “Mesmo com esses problemas conseguimos atingir quase 60%. Há 24 unidades funcionando normalmente, e a nossa expectativa e de que até sexta–feira consigamos alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, disse Macário. A meta para o município é vacinar 70% de uma população de 41.782 pessoas com idade acima de 60 anos.
As Unidades de Saúde que estão funcionando normalmente são
No I Distrito: Unidade de Saúde de Guaxuma, Riacho Doce, Ipioca, Reginaldo, Pam Salgadinho e II Centro de Saúde na Praça Maravilha. No II Distrito: Dique Estrada, Roland Simon, Vila Brejal, Durval Cortez, Caic Virgem dos Pobres e o I Centro de Saúde na Praça das Graças. No II Distrito: Unidade de Saúde da Pitanguinha e Vila Redenção. No IV Distrito: Pam Bebedouro e a Unidade de Saúde da Chã da Jaqueira. No V Distrito: Unidade de Saúde José Araújo e Silva, Valdomiro Alencar e José Tenório. No VI Distrito: Unidade de Saúde Hamilton Falcão. No VII: a Unidade de Saúde Cobel II, Unidade de Saúde Djalma Loureiro,além das unidades de saúde Tereza Barbosa e Galba Novaes.