SMCCU digitaliza mais de 34 mil cadastros dos Cemitérios de Maceió

Contando com o suporte de sete novos computadores, a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) concluiu o trabalho de informatização do seu Departamento de Cemitérios, proporcionando maior agilidade e conforto para os funcionários e proprietários de imóveis – ossários, mausoléus e jardineiras – dos oito cemitérios públicos de Maceió.

Mais de 34.700 cadastros de pessoas falecidas foram digitalizados, passando a compor o banco de dados do departamento. Com a informatização, foi possível salvar esses arquivos em CDs, que apresentam as vantagens da durabilidade, menor espaço ocupado e capacidade de armazenamento de uma grande quantidade de dados.

Desde 1999, as fichas cadastrais que chegam aos cemitérios eram conservadas em arquivo. Nelas constam o nome do falecido, o tipo de imóvel no qual está sepultado, o nome dos responsáveis pelo imóvel, as datas do óbito e do sepultamento, entre outras informações. “Trabalhar nesse arquivo era muito mais demorado, pois as fichas eram organizadas pelos nomes dos primeiros proprietários dos imóveis, em ordem alfabética, e não pelos nomes dos falecidos”, conta Múcio.

Com o novo sistema, tornou-se possível localizar o falecido e todos os seus dados em poucos segundos. O programa desenvolvido efetua o registro dos proprietários e possui um sistema de busca que pode localizá-los através do nome ou do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do primeiro ou segundo proprietário e até pelo nome do próprio falecido.

Segundo o diretor do departamento, Múcio Rocha, ainda restam cerca de 20 mil proprietários sem registro algum, sendo necessário o seu comparecimento a SMCCU para efetuá-lo. Aqueles que já estão cadastrados também devem atualizar seus dados, comparecendo à superintendência ou telefonando para 3315-4783.

O pagamento das anuidades dos imóveis, que antes só era realizado nos cemitérios, agora pode ser efetuado através de boleto bancário gerado na SMCCU. Múcio aconselha o pagamento por meio do boleto: “Basta vir à superintendência e fazer a solicitação. Requerendo o boleto, há a possibilidade de parcelamento das anuidades e a flexibilidade na escolha da data de pagamento, que pode ser qualquer uma dentro do ano em curso”.

Veja Mais

Deixe um comentário