Pelo menos 30 entidades ligadas ao Fórum de Entidades Negras de Alagoas estão reunidas, neste momento, na praça dos Palmares para o Ato Público Cultural em alusão ao 13 de maio, que será comemorado no próximo domingo.
Bandas de música e dança afro, orquestra de tambores e discussões sobre temas polêmicos, como o sistema de cotas das universidades, a situação atual das comunidades quilombolas e a recente discussão do Estatuto da Igualdade Racial concebida pelo Governo Lula, são algumas das atividades realizadas hoje.
Entre apresentações culturais e discussões, haverá também uma caminhada que vai percorrer as principais ruas do Centro como forma de chamar atenção da população para o Dia da Abolição.
“Estamos com uma programação bastante diversificada, com artistas e lideranças negras na praça e a caminhada. O ato vai conscientizar a população para o Dia 13 de Maio, que é um dia de protesto, afinal a abolição aconteceu de fato, mas não de direito”, explicou Sirlene, uma das coordenadoras do Fórum de Entidades Negras de Alagoas.
O evento é apoiado por diversas entidades sindicais e pela Secretaria Municipal de Ação Cultural. As atividades acontecerão até às 18h.