IR: quase 10 mil alagoanos caem na malha fina

A Receita Federal colocou 9.661 contribuintes alagoanos na malha fina, de um universo de 165 mil declarantes pessoa física, referentes ao exercício 2005. Isso representa 5,85% das declarações apresentadas este ano. Houve um significativo aumento de contribuintes em malha fina, o equivalente a 67% em comparação ao exercício anterior.

“Na declaração de 2004, feita ano passado, só 3,87% dos declarantes caíram em malha, totalizando 5.800 declarações. Este ano, foram quase 3.800 a mais de contribuintes que terão de retificar, corrigir suas declarações ou mesmo comparecer à Receita com este objetivo”, diz o delegado da Receita Federal em Alagoas, Francisco Augusto Carlos.

Os dados são preliminares, pois há elevada mobilidade no sistema que detecta divergências ou possíveis irregularidades na declaração de Imposto de Renda. Enquanto um contribuinte faz a correção, outro pode cair na malha fina, segundo explica o delegado da Receita, Francisco Augusto.

O contribuinte que tem acesso à internet pode verificar sua situação pelo site da Receita: www.receita.fazenda.gov.br, com o número do CPF e do recibo de transmissão da declaração feita pela internet.

Em muitos casos, o próprio contribuinte poderá retificar ou corrigir dados, a exemplo de uma divergência na fonte pagadora, quando a empresa informa um valor e a pessoa outro, ou em casos em que houve a omissão de uma das fontes pagadora.

Outro fator que pode levar o contribuinte a cair nas garras do Leão do IR é a utilização de recibos de profissionais inidôneos, cuja lista está disponível na Receita. Outro caso é quando as despesas com saúde, por exemplo, são incompatíveis com os rendimentos ou com a idade. Uma pessoa jovem, pagaria em geral, um plano de saúde mais barato.

A verificação de contribuintes e a liberação dos dados sobre malha fina ocorrem de forma gradativa por lotes. Mas, a intimação para o comparecimento à Receita só ocorre no ano seguinte e ao longo dos próximos cinco anos.

Em todo o País, 1,136 milhão de pessoas físicas já caíram na malha fina, com 85% das declarações processadas. No total, 22 milhões de contribuintes prestaram contas à Receita até o dia 28 de abril. Ano passado, 900 mil caíram em malha, o que representa uma aumento de 20,7% no comparativo.

Fonte: Tribuna de Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário