Dois anos depois de viver o seu "Maracanazo", ao perder para o Santo André a final da Copa do Brasil de 2004, o Flamengo, de certa forma, "exorciza" o fantasma que o assombrou. Nesta quinta-feira à noite, a equipe não deu chances ao Ipatinga e venceu a sensação mineira por 2 a 1, no Maracanã, chegando a mais uma final do torneio.
Será a quinta decisão de Copa do Brasil que o clube alcança em sua história. Dessa vez, lutará para que o desfecho seja diferente das três últimas, quando perdeu para Grêmio (1997), Cruzeiro (2003) e Santo André. O único título foi em 1990, contra o Goiás.
Contudo, nenhum vice-campeonato foi mais sentido do que o de dois anos atrás, quando em pleno Maracanã lotado e jogando pelo empate o time rubro-negro foi surpreendido e derrotado por 2 a 0 para o Santo André, que calou no estádio a maior torcida do Brasil.
O temor dos quase 45 mil flamenguistas que empurraram o time esta noite era o de nova "tragédia". Entretanto, jogando com seriedade e sem o clima de oba-oba de 2004, o Fla, mesmo levando alguns sustos no primeiro tempo, se impôs na etapa complementar e fará uma final carioca da competição, contra o rival Vasco, nos dias 19 e 26 de julho.
"O Maracanã hoje [quinta] era todo rubro-negro. A torcida do Flamengo está sempre junta da gente nas fases boas e ruins e hoje foi o nosso 12° jogador", vibrou o meia Renato, que participará de uma decisão inédita entre dois clubes do mesmo estado na Copa do Brasil.
Já o Ipatinga, coqueluche do torneio após ter eliminado Botafogo e Santos, campeões estaduais do Rio e de São Paulo, respectivamente, agora voltará as suas atenções para o segundo semestre.
Pois é somente depois do meio do ano que o time jogará a Série C do Brasileiro. Até lá, é bem provável que a diretoria tenha que reforçar o elenco, já que a boa campanha fez com que vários jogadores saíssem do clube e muitos outros estejam na mira de grandes equipes brasileiras.
"A gente podia ter liquidado o jogo no primeiro tempo. Mas perdemos muitas chances e o Flamengo aproveitou as duas que teve", lamentou o zagueiro mineiro Teco.
Por sua vez, o Flamengo só pensará em Copa do Brasil em julho, pois a final só será disputada depois da Copa do Mundo. Até o início de junho, o time se concentra no Brasileiro e neste domingo encara o Cruzeiro, no Mineirão, pela sexta rodada do certame.