Delegacia Interativa será inaugurada hoje

O governador Luis Abílio inaugura, às 11 horas, no Palácio República dos Palmares, a Delegacia Interativa, que vai proporcionar a prestação de queixas de furtos e extravio de documentos pessoais por meio da Internet.

A Delegacia Interativa foi criada graças a uma parceria entre a Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social e a Universidade Federal de Alagoas. Participaram da sua idealização e operacionalização as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto de Tecnologia e o Instituto de Informática da Ufal.

“Nossa intenção é agilizar os serviços e promover melhor qualidade no atendimento ao cidadão, além de proporcionar uma diminuição do fluxo de pessoas nas delegacias convencionais para o registro de ocorrências”, explicou o secretário Ronaldo dos Santos.

O acesso à Delegacia Interativa será feito pelo endereço www.delegaciainterativa.gov.br, que funcionará 24 horas por dia. Na página, o cidadão ouvirá a voz do delegado virtual, que vai fornecer toda a orientação necessária para que a queixa seja formulada.

“O serviço vai funcionar para ocorrências de furto e extravio de documentos pessoais, a exemplo de carteira de identidade, CPF, cheques, cartões de crédito e carteira de trabalho. Temos a certeza de que a Delegacia vai funcionar a contento, proporcionando comodidade à população”, afirmou o professor Fábio Paraguaçu, coordenador do Instituto de Informática da Ufal e do projeto pela universidade.

Objetivo

A Delegacia Interativa também pretende fomentar o desenvolvimento e o uso integrado de ferramentas tecnológicas, como sistemas de informação e de telecomunicação, pelos diversos órgãos que compõem a Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social. “É mais uma arma de combate à criminalidade. Os inquéritos e investigações vão se tornar mais rápidos, porque vamos minimizar a burocracia”, acrescentou o delegado Médson Lima Maia, responsável pelo serviço.

Todos as Centrais JÁ de Atendimento ao Cidadão estarão interligadas à unidade, que tem como diferencial não apenas o visual – que se apresenta de forma agradável e convidativa, mas também a sua interatividade com a pessoa que está registrando a queixa.

Um personagem animado ajudará o cidadão a preencher os formulários e passará todas as instruções de como proceder durante e após o registro da ocorrência. “E importante fornecer os dados da maneira mais clara possível, só assim o processo de preenchimento da queixa será agilizado e haverá a validação do boletim de ocorrência”, informou o secretário Ronaldo dos Santos. Depois da queixa prestada será fornecido um número de registro pelo sistema. Ele é indispensável para a impressão do boletim de ocorrência.

Fonte: Agência Alagoas

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