IV Expofisica da Ufal mobiliza estudantes

Cerca de mil alunos do ensino médio de escolas particulares e publicas do Estado, participam de quarta a sexta-feira, dia 26, da IV Expofisica, promovida pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas.O evento, que acontecera durante os dois horários no Campus A . C. Simões, fará uma exposição publica, mostrando as atividades desenvolvidas na graduação e pós-graduação do curso, envolvendo todos os professores e estudantes daquela unidade acadêmica.

Constam também da Expofisica palestras temáticas em Física Medica, que estão programadas para quinta e sexta-feiras, a partir das 20 horas,no auditório do Colégio Contato, localizado, no Stela Maris. Nessa área estão programadas palestras sobre Física Medica:passado, presente e perspectivas”, com o Dr. Oswaldo Baffa, da Universidade de São Paulo-USP/Ribeirao Preto; e Laser, Óptica e uma nova Revolução na Área da Saúde, com o Vanderley Bagnato, da USP/São Carlos.

As palestras estão dentro do tema Tecnologias para Diagnose e Terapia e enfocarão Medicina Nuclear, Radioterapia, Técnicas de Imageamento, Biomagnetismo, Estimulação Magnética Transcrâniana; Laser Diagnostico e Terapia, Aplicações em Odontologia, Oftalmologia e Oncologia e Terapia Fotodinâmica.

Explica a coordenadora da Expofisica Maria Tereza Araújo que, os participantes e interessados terão a oportunidade de conhecer as contribuições no que se refere ao ensino e pesquisa realizadas pelo Instituto de Física da Ufal nas áreas de Física Teórica e Computacional, Fibras Ópticas e Óptica Quântica e Não Linear. Ainda, atividades praticas com Laser e Mostra de Experimentos Didáticos.

Para a Expofisica 2006 foram selecionados, pelas escolas, 75 alunos (por escola), que formarão cinco grupos de 15 estudantes. Cada grupo, ficara sob a responsabilidade de um aluno do curso de Física, o que vem assim, consolidar, a interação do ensino médio com o superior.

Salienta a professora Maria Tereza que, a idéia da Expofisica e mostrar para a sociedade, o que e um curso de Física, o que e ser um profissional dessa área e os campos de atuação dessa ciência. Na realidade, enfatiza, alunos do ensino médio, tem uma grande carência relacionada com temas de Física Moderna e suas contribuições ao nosso cotidiano.

A finalidade do evento e despertar a curiosidade cientifica dos alunos e suprir espaços não preenchidos com os conteúdos programáticos desenvolvidas em suas escolas de origem.

Este ano já no primeiro dia de inscrição, 10 de abril, todas as vagas foram preenchidas, inclusive, por escolas do interior do estado, o que vem a confirmar mais uma vez o sucesso dessa realização pela Ufal.

Informa a coordenadora que, ate bem pouco tempo -devido a falta de informação – não se registrava uma boa demanda de alunos, através do Processo Seletivo Seriado – PSS, para o curso de Física. Essa realidade mudou – diz Maria Tereza – e já no ultimo concurso de ingresso a Universidade, confirmou-se uma disputa de cinco candidatos por vaga, inclusive com destaque em primeiras colocações.

Com certeza, isso se deve, em parte, ao evento Expofisica e também a Olimpíada Brasileira de Física, realizadas, anualmente, pelo Instituto da Ufal. A instituição oferece 30 vagas para o bacharelado, que e diurno, e mais 30 vagas para a licenciatura, que funciona no horário noturno.

Física e uma ciência aplicada no mundo atual

Acrescenta Maria Tereza Araújo, doutora em Física Atômica e Molecular, que a comunidade não está bem informada quanto a profissão do Físico, atualmente no país, nem no poder interdisciplinar inerente a Física em diversas áreas de atuação. Com base nessa interdisciplinaridade e que também estão programadas palestras sobre Física Médica.

A Física e uma ciência das propriedades da matéria e das forcas naturais. Ela faz a investigação experimental e a aplicação do método matemático, estuda a matéria nos níveis molecular, atômico, nuclear e subnuclear.Estuda os níveis de organização, ou seja, os estados sólido, liquido, gasoso e plasmático da matéria. Também, pesquisa as quatro interações fundamentais – gravidade, eletromagnética, interação forte e a interação fraca Física (teórica e experimental). A Física se desenvolve em função da necessidade do homem de conhecer o mundo natural, controlar e reproduzir as forcas da natureza em seu beneficio.

Denominado a partir deste ano de Instituto de Física, conforme a nova estrutura administrativa da Universidade Federal de Alagoas, a unidade acadêmica foi criada no inicio dos anos 70 e além de ministrar as disciplinas de física da área de Ciências Exatas e Tecnologia e responsável pelos cursos de Licenciatura e Bacharelado nessa área. Na década de 90 foi implantada a pós-graduação (mestrado e doutorado) em Física da Matéria Condensada, cursos que detém excelente conceito junto a Capes.

O Instituto de Física tem em seu quadro docente, 18 professores e, destes só um ainda não detém o titulo de doutor, integrando ainda aquela unidade acadêmica mais de cem alunos.

Ressalta a professora Maria Tereza que, o Instituto desenvolve diversas pesquisas voltadas para as linhas de Fibras Ópticas Não-Linear, Óptica Quântica e Não Linear e Física Estatística e Estado Sólido, importantes para o desenvolvimento dessa ciência no mundo atual.

Não resta dúvida que, a Expofisica tem consolidado o seu objetivo, dando a oportunidade de a sociedade conhecer os avanços científicos e saber a importância da Física como ciência aplicada no dia-a-dia e seus inúmeros campos de atuação. A própria Ufal em um de seus concursos administrativos, disponibilizou para o Hospital Universitário, uma vaga para o cargo de Físico, destinado a área de Radiologia. O aprovado e graduado e pós-graduado na instituição.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário