Cerca de mil alunos do ensino médio de escolas particulares e públicas do Estado, participam de hoje a sexta-feira, dia 26, da IV Expofisica, promovida pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. O evento, que acontecerá durante os dois horários no Campus A . C. Simões, fará uma exposição pública, mostrando as atividades desenvolvidas na graduação e pós-graduação do curso, envolvendo todos os professores e estudantes daquela unidade acadêmica.
Constam também da Expofisica palestras temáticas em Física Médica, que estão programadas para quinta e sexta-feira, a partir das 20 horas, no auditório do Colégio Contato, localizado, no Stela Maris. Nessa área estão programadas palestras sobre Física Médica: passado, presente e perspectivas”, com o Dr. Oswaldo Baffa, da Universidade de São Paulo-USP/Ribeirao Preto; e Laser, Óptica e uma nova Revolução na Área da Saúde, com o Vanderley Bagnato, da USP/São Carlos.
As palestras estão dentro do tema Tecnologias para Diagnose e Terapia e enfocarão Medicina Nuclear, Radioterapia, Técnicas de Imageamento, Biomagnetismo, Estimulação Magnética Transcrâniana; Laser Diagnostico e Terapia, Aplicações em Odontologia, Oftalmologia e Oncologia e Terapia Fotodinâmica.
Explica a coordenadora da Expofisica Maria Tereza Araújo que, os participantes e interessados terão a oportunidade de conhecer as contribuições no que se refere ao ensino e pesquisa realizadas pelo Instituto de Física da Ufal nas áreas de Física Teórica e Computacional, Fibras Ópticas e Óptica Quântica e Não Linear. Ainda, atividades praticas com Laser e Mostra de Experimentos Didáticos.
Para a Expofisica 2006 foram selecionados, pelas escolas, 75 alunos (por escola), que formarão cinco grupos de 15 estudantes. Cada grupo, ficara sob a responsabilidade de um aluno do curso de Física, o que vem assim, consolidar, a interação do ensino médio com o superior.
Salienta a professora Maria Tereza que, a idéia da Expofisica e mostrar para a sociedade, o que e um curso de Física, o que e ser um profissional dessa área e os campos de atuação dessa ciência. Na realidade, enfatiza, alunos do ensino médio, tem uma grande carência relacionada com temas de Física Moderna e suas contribuições ao nosso cotidiano.
A finalidade do evento e despertar a curiosidade científica dos alunos e suprir espaços não preenchidos com os conteúdos programáticos desenvolvidas em suas escolas de origem.