O Brasil conquistou seis medalhas no primeiro dia de competições do Pan-Americano de Judô, que está sendo disputado em Buenos Aires, Argentina.
Foram quatro ouros (Flávio Canto, Hugo Pessanha, Edinanci Silva e Daniel Hernandes) e duas pratas (Mário Sabino e Kelly Silva).
Um dos destaques da delegação, Flavio Canto, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, venceu o canadense Tyler Boras por ippon na final da categoria meio-médio (até 81kg).
A campanha de Canmto foi perfeita no Pan. Ele entrou no tatame em quatro oportunidades e finalizou todas as suas lutas com um ippon, o golpe perfeito no judô.
Única mulher do país a disputar a medalha de outro, Edinanci ficou com o título ao superar a canadense Amy Cotton na meio-pesado (até 78kg) com mais um ippon.
Hugo Pessanha superou o cubano Jorge Benevides também por ippon no peso médio (até 90kg). Entre outro duelo entre Brasil e Cuba, Daniel Hernandes conseguiu o título ao derrotar Oscar Breison no pesado (acima de 100kg).
No entanto, os cubanos levaram a melhor em dois outros combates. Entre os meio-pesados (até 100kg), Sabino perdeu a final para Olivier Despagne por wazari, enquanto Kelly Silva foi superada pela cubana Yallenis Castillo no médio (até 70kg).
Vânia Ishii, que lutava pelo bronze com a canadense Marie-Helene Chisholm, foi derrotada por youko na meio-médio (até 63kg), mesma pontuação da vitória da Melissa Mojica, de Porto Rico, sobre Aline Silva na pesado (acima de 78kg).
Nesta edição do Pan-Americano, que será disputado até sábado, a pontuação valerá para o ranking classificatório para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.