Os Ministérios da Educação (Mec) e da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) estão com inscrições abertas até 02 de junho para a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A Olimpíada, que se estende até 18 de novembro, é destinada a alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública federal, estadual e municipal, e a alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre os objetivos estão a identificação de jovens talentos e o incentivo para seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e a contribuição para a melhoria da qualidade da educação básica.
Na primeira etapa do concurso, cujas provas serão elaboradas e aplicadas por professores das próprias escolas, os alunos passam por uma prova objetiva. Os 5% melhor classificados de cada escola passam para a segunda fase, em que serão submetidos a provas discursivas. Já a elaboração e aplicação das provas da segunda fase ficarão sob responsabilidade de aplicadores escolhidos pela Direção Acadêmica da OBMEP.
As provas da primeira etapa a que os concorrentes serão submetidos vão ser realizadas no dia 29 de agosto, em locais e horários a serem divulgados pelas próprias escolas. E as da segunda fase serão feitas em 18 de novembro, em locais que serão posteriormente divulgados pela OBMEP.
Os trezentos melhores classificados nacionalmente receberão, cada um, uma medalha de ouro. Os que ficarem entre os 405 primeiros em cada Estado receberão medalhas de prata. Haverá premiação, com medalhas de bronze, para os que, em seus respectivos Estados, ficarem entre a 406ª e a 810ª posição no ranking. Os premiados com medalhas também ganharão bolsas de iniciação cientifica Jr. do CNPq. Os 1296 primeiros em cada Estado, excetuando-se os já premiados com medalhas de ouro ou prata, também serão contemplados com as bolsas de iniciação cientifica do CNPq.
Professores, escolas e municípios também serão premiados. Os professores ganharão cursos de aperfeiçoamento do Impa. As escolas receberão notebooks e livros, e os municípios vão ser contemplados com quadras esportivas e troféus.
Segundo os coordenadores da OBMEP em Alagoas, Marcos Petrúcio Cavalcante e Krerley Irraciel Oliveira, professores do Instituto de Matemática da Ufal, há, atualmente, no Estado, 729 escolas públicas. Eles disseram que a meta é atingir o maior número possível de escolas participantes, superando as 439 inscritas ano passado. “As premiações contemplam alunos professores, escolas e municípios, o que pode incentivar ainda mais a participação de todos”, disse Marcos Petrúcio. Na edição passada da olimpíada, a Unidade Escolar de Xingó I (Unex I), na cidade de Piranhas recebeu um laboratório completo de informática.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas escolas ou pela Internet, no endereço www.obmep.org.br. Para mais informações, o interessado pode ligar para o telefone (82) 3214-1412.