A vice-prefeita Lourdinha Lyra assumiu ontem a presidência do Conselho Municipal de Cultura, atendendo ao regimento interno da entidade. Ela foi empossada durante reunião entre os membros, após o presidente Ib Gatto Falcão ter pedido seu afastamento do cargo.
Ib Gatto, que também é presidente da Academia Alagoana de Letras, explicou que deixa a entidade cultural de Maceió porque um projeto da Academia, relativo à restauração da Casa Jorge de Lima, foi aprovado pelo Conselho Federal de Cultura. Diante disso, terá que adotar uma série de medidas administrativas, técnicas e de captação de recursos, não podendo se dedicar às atividades do Conselho Municipal de Cultura.
Durante a primeira reunião com a nova presidente, os membros do Conselho iniciaram os trabalhos para a implantação do Memorial Lêdo Ivo, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas.
Entre os presentes, Sérgio Papine, presidente da Associação Comercial, declarou que o prédio de Jaraguá pode ceder um espaço para receber o acervo do último poeta alagoano, imortalizado pela Academia Alagoana de Letras. “Iremos estudar um espaço na Associação Comercial para expor a obra de Lêdo Ivo”, afirmou.
A idéia do Conselho de Cultura é disponibilizar um espaço permanente para que as pessoas possam consultar o acervo do escritor. “O local deve ser como uma biblioteca, pois a obra de Lêdo Ivo é muito vasta. Queremos que os estudantes e todos os alagoanos possam ter acesso a obra do poeta, que doou todo seu acervo para a UFAL”, disse Lourdinha Lyra.
A próxima reunião do Conselho Municipal de Cultura está marcada para o dia 20 de junho. Na ocasião, será apresentado o projeto do memorial e o modelo do convênio que deverá ser celebrado entre a Universidade e a entidade cultural, para sua viabilização.
Participaram da reunião os seguintes membros: Lourdinha Lyra, Leda Almeida, Sérgio Papine, Marcelo Guimarães Barros, Beroaldo Maia Gomes, Sebastião Bastos, Bernardino Nogueira de Lima, Jaqueline Martins, Aderciane André de Souza, Kátia Lanúsia e Marcus Assunção.