Uma comissão composta pelos deputados Raul Jungmann (PPS-PE), Fernando Gabeira (PV-RJ), Maninha (PSOL-DF) e Luiz Carlos Haully (PSDB-PR), além da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), entregou nesta quinta-feira, ao secretário-geral da Mesa do Senado, Raimundo Carreiro, um novo requerimento, assinado por 230 deputados e 30 senadores, para a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar o esquema de compra de ambulâncias superfaturadas, revelado pela chamada "Operação Sanguessuga" da Polícia Federal. O número mínimo de assinaturas exigidas para a criação de CPMIs é de 171 deputados e 27 senadores.
O primeiro requerimento foi indeferido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, porque as subscrições estavam caracterizadas como "assinaturas de apoiamento". Raul Jungmann explicou que a única diferença entre o primeiro requerimento e o entregue hoje foi a retirada da palavra "apoiamento".
A senadora Heloísa Helena afirmou que o povo brasileiro exige que o Congresso Nacional instale essa CPI para identificar quais são os parlamentares e os funcionários do Ministério da Saúde e do Ministério da Fazenda que estão envolvidos nesse esquema de corrupção.