O técnico que deu ao Corinthians o título do Campeonato Brasileiro no ano passado contribuiu, nesta quinta-feira, para o time alvinegro chegar à zona de rebaixamento do torneio de 2006. No primeiro confronto com seu ex-comandante Antônio Lopes, que agora dirige o Goiás, a equipe do Parque São Jorge foi superada por 1 a 0 no Morumbi e passou a figurar entre os ameaçados de queda para a segunda divisão.
A derrota para o time de seu ex-treinador foi a terceira consecutiva do Corinthians nesta temporada. O time alvinegro estacionou nos nove pontos e agora ocupa a 17ª colocação da tabela do Campeonato Brasileiro.
Os três resultados negativos seguidos, aliás, podem ser explicados pela queda de rendimento do ataque do Corinthians. O time alvinegro não marca um gol sequer desde a vitória sobre o Vasco, no dia 21 de maio, e já ostenta um jejum de 270 minutos sem balançar as redes.
Mais tranqüilo que o Corinthians, o Goiás venceu o segundo jogo consecutivo no Campeonato Brasileiro. Apesar de ter perdido dois jogadores na etapa final (Júlio Santos e Luciano Almeida foram expulsos), o time esmeraldino segurou o Corinthians. Assim, chegou a 17 pontos, a apenas dois do líder São Paulo, e manteve o sexto posto.
No próximo domingo, Corinthians e Goiás farão a última aparição no Campeonato Brasileiro antes da paralisação para a disputa da Copa do Mundo. O time alvinegro receberá o Flamengo, às 16h, no Morumbi, e a equipe esmeraldina vai encarar o Paraná Clube, no Serra Dourada, às 18h10.
Botafogo
O Botafogo ficou bem longe de garantir a tão sonhada tranqüilidade para trabalhar durante os 38 dias em que o Campeonato Brasileiro será paralisado em virtude da Copa do Mundo, a partir da próxima segunda-feira. A derrota por 3 a 2 para o Figueirense, nesta quinta, no Maracanã, deixou o alvinegro da zona do rebaixamento.
Dodô fez sua parte na frente com dois gols, mas Schwenck, que salvou o Botafogo do rebaixamento em 2004, ajudou a afundar o alvinegro no grupo de risco nesta quinta. O atacante também marcou dois gols, um de pênalti e outro no segundo tempo, mas se conteve comemoração, em respeito ao seu ex-clube. Cícero completou o placar.
Agora, a uma rodada do fim da "primeira fase" da Série A, o Botafogo está na 18ª posição, com apenas nove pontos. Para piorar, no próximo domingo, pela décima e última rodada antes da pausa, o time enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, onde a equipe paulista tem 100% de aproveitamento.
Desta forma, o alvinegro se complicou na missão de ficar fora da zona do rebaixamento durante a pausa no Brasileiro, período em que visa realizar uma intertemporada tranqüila, algo considerado importante pelo grupo e o técnico Cuca, que chegou ao clube há dez dias.
Já o Figueirense confirmou o bom retrospecto fora de casa. O time, que já goleou o Inter (um dos favoritos ao título) por 4 a 2 em Porto Alegre e só perdeu uma partida longe dos seus domínios, foi a 15 pontos. Com isso, se aproximou da zona de classificação para a Libertadores. No próximo domingo, a equipe enfrenta a Ponte Preta, em Campinas, às 16h.
Paraná
O Paraná conseguiu grande vitória sobre o Santa Cruz na noite desta quinta-feira, em Curitiba, por 3 a 0, e ratificou a recuperação no Campeonato Brasileiro após passar por má fase na competição. Já o time pernambucano atravessa um momento alarmante, na última colocação da tabela.
Com o resultado, a equipe paranista chega aos 12 pontos, deixando a zona de rebaixamento. O clube do técnico Valdyr Espinosa, por sua vez, continua na lanterna, com apenas três pontos ganhos após nove rodadas disputadas.
Porém, na última partida do clube paranaense, a equipe conseguiu uma surpreendente goleada sobre a Ponte Preta por 5 a 2, em pleno Moisés Lucarelli, e acalmou os ânimos momentaneamente do elenco paranista.
Além de confirmar a reação no Nacional nesta quinta-feira, o Paraná voltou a triunfar frente a sua torcida, o que não fazia há mais de um mês, desde o confronto contra o Grêmio, no dia 30 de abril. "Nós precisamos continuar jogando dessa maneira. É só desse jeito que vamos seguir com essa crescente no campeonato", comemorou o zagueiro Neguette.
Já o Santa Cruz ainda é a equipe com pior aproveitamento da competição. Essa foi a sexta derrota da equipe, que também tem o pior ataque da competição, com média de apenas 0,55 gols por partida.
Ambas as equipes voltam a campo neste domingo, na última rodada antes da paralisação para a Copa do Mundo. Às 16h, o time de Recife enfrenta o Vasco em São Januário. Já o time de Curitiba encara o Goiás no Serra Dourada, às 18h10.