A classe política do Estado se reuniu na noite passada na Associação Comercial de Maceió para prestigiar asolenidade de entrega da Medalha Teotônio Vilela, parte integrante das comemorações da 23ª semana em homenagem ao Menestrel das Alagoas. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB–SP), o senadore Téo Vilela (PSDB), governador Luís Abílio (PDT), o ex–governador Ronaldo Lessa (PDT), além de outras personalidades prestigiaram a solenidade.
O cantor Djavan também recebeu a homenagem, prestada pela Fundação Teotônio Vilela, ao lado da ativista política Maria Ivone Loureiro, do cineasta alagoano Cacá Diegues e do ex–senador e ex–presidente da Infraero, Carlos Wilson. Os agraciados foram escolhidos por se destacarem na defesa dos princípios da ética e cidadania.
O senador Téo Vilela, guardião da honraria, destacou que a Semana Teotônio Vilela é uma rememoração dos princípios do velho senador. “Meu pai sempre teve o princípio da defesa da igualdade de direitos, da luta pela anistia política e pela liberdade, conceitos que devem ser seguidos pelas gerações. A Semana Teotônio Vilela serve para isto, para relembrarmos e reverenciarmos a figura do Menestrel. Felizes aqueles que conseguem ser eternizados por suas ações e ideais ”, destacou.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que o evento representa a valorização de uma figura que lutou pela liberdade, num dos piores momentos da vida política do país. O ex–governador Ronaldo Lessa aproveitou a solenidade para explicar que resolveu construir o Memorial Teotônio Vilela, na praia de Pajuçara, para lembrar o senador como um dos ícones da política do Brasil. “Na nossa cultura, estamos acostumados a reverenciar nossos ídolos depois de mortos. Devemos mudar isso e, por este motivo é que decidi prestar a homenagem ao Menestrel”, disse.
O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo, lembrou de sua infância, na cidade de Viçosa, quando seu pai trabalhava como vaqueiro na fazenda de Teotônio. Segundo ele, o senador foi o grande responsável por sua educação. “Até quando estava cursando meu segundo grau, no começo de cada ano, sempre recorria ao senador para conseguir comprar os meus livros”, recordou Rebelo.
Durante a solenidade, o músico Everaldo Borges executou os hinos Nacional e de Alagoas, com um saxofone. Depois da entrega das comendas houve a inauguração da biblioteca Teotônio Vilela, na própria Associação Comercial, e da nova sede da Fundação, localizada em frente ao prédio da Associação Comercial.