Campanha contra pólio começa amanhã em Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia amanhã a primeira etapa da campanha de vacinação contra a pólio, que seguirá até o próximo dia 16.

A coordenação municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI) está mobilizando cerca de 600 profissionais de saúde nesta ação, com o objetivo de atingir a meta de 95% do total da população infantil em Maceió, imunizando 89.939 crianças de 0 a 4 anos.

“Além de manter a imunização em 60 unidades de saúde do município, teremos 150 equipes volantes trabalhando nessa 1ª etapa da campanha, em locais como shoppings, associações de moradores, supermercados e sedes de distritos. Vamos estar em inúmeros pontos para vacinar o maior número possível de crianças”, ressaltou a coordenadora interina do PNI, Dayse Dias.

De um total de 94.673 crianças de 0 a 4 anos, o município pretende alcançar, com a campanha, 18.507 menores de um ano e 76.166 na faixa etária de 1 a 4 anos, atingindo, com isso, o percentual de 95%.

A SMS também definiu, como Dia D da campanha, o próximo dia 10, quando será feita a abertura oficial, com as presenças do prefeito Cícero Almeida e do secretário municipal de Saúde, João Macário.

Fazem parte da programação ainda, as visitas a creches, abrigos e hospitais, onde serão imunizadas as crianças acamadas. A coordenadora interina lembra aos pais ainda que a única contra-indicação a esta primeira dose da vacina são estados febris ou intolerância às substâncias da vacina.

Pólio

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas três regiões no mundo ainda não receberam certificação de erradicação da poliomielite: África, Sudeste da Ásia e Mediterrâneo Oriental.

Por isso, apesar de o Brasil não registrar casos da doença desde 1989, as campanhas de vacinação são necessárias. De acordo com o Ministério da Saúde, o motivo é o fluxo de viajantes que pode propagar o poliovírus.

Com informações da Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário