“É São João, é seleção e doação”. Com este slogan o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) iniciou, agora a pouco, a campanha de doação de sangue para o período da Copa. Com duração de nove dias, toda a equipe da Hemorrede estará engajada para sensibilizar a comunidade sobre a importância da doação, uma vez que durante este mês o número de acidentes aumenta significativamente, exigindo que o estoque esteja funcionando com capacidade máxima.
Elaborada tradicionalmente no período junino, este ano a campanha unirá dois grandes momentos de confraternização dos alagoanos, o São João e a Copa da Alemanha, atendendo os candidatos à doação no período das 7 às 17 horas. Para cada doador será entregue como brinde motivacional uma camiseta confeccionada especialmente para a campanha. Com isso – mesmo não sendo moeda de troca, uma vez que as doações devem acontecer espontaneamente – a expectativa é que seja superado o percentual de doações verificado no mesmo período do ano passado, quando 671 pessoas se candidataram à doação durante quatro dias.
Durante a campanha, todo o pessoal de apoio, assistentes sociais, enfermeiros e médicos estarão trabalhando em horários especiais, visando atender a demanda. Além disso, um stand do Hemoal estará funcionando no Shopping Iguatemi nos dias 12, 13 e 14, para conscientizar os consumidores do maior centro varejista de Alagoas, sobre o gesto de cidadania que representa a doação de sangue, e pode salvar, no mínimo, três vidas.
Solidariedade
A assessora técnica do Hemoal, médica Válnia Brandão Wanderley, aposta na dobradinha Copa/ São João como alternativa para estabilizar o estoque de sangue da Hemorrede, que nas últimas semanas esteve funcionando em estado de alerta, principalmente quanto à escassez de sangue tipo “O”. Isso porque, geralmente no mês de maio, o número de pessoas que procuram espontaneamente a sede do órgão para doar sangue, sofre uma queda, exigindo que o trabalho de conscientização seja intensificado.
De acordo com Válnia Brandão “a solidariedade da população é importante, uma vez que nunca é de mais lembrar que o sangue salva vidas, mas não é encontrado em farmácias; apenas por meio de um gesto humanitário e espontâneo. Por isso, mesmo que não se tenha um parente enfermo é importante deixar o medo e o preconceito de lado e tornar-se doador”, enfatiza.
Coletas externas
Ainda como atividades integrantes da campanha, o Hemoal realizará – a exemplo do que fez no mês de maio – uma coleta externa na Praça Deodoro. A Unidade Móvel do Hemoal estará atendendo, durante todo o dia 27, das 8 às 17 horas; paralelamente, estará recebendo doações em sua sede localizada em prédio anexo à Unidade de Emergência Armando Lages.
Para doar sangue, além de portar um documento de identificação com foto, o candidato deve ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, não ter contraído hepatite após os 10 anos, doença de chagas, sífilis e Aids; e deve estar bem alimentado, já que não se trata de um exame. Quanto as lactantes e gestantes, a doação não é permitida, e para os que irão repetir a doação é especificado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.