Brasília – Cuidado: não abra e-mails enviados em nome da Receita Federal. A instituição alerta que não envia a correspondência eletrônica sem autorização do contribuinte e nenhuma empresa parceira ou conveniada tem autorização para enviar em seu nome. A Receita avisa a população para o perigo de uma nova onda de e-mails falsos em circulação pela internet.
Em nota publicada no site, a Receita Federal afirma que as quadrilhas especializadas em crimes pela internet enviam mensagens com o objetivo de conseguir informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes. A Receita avisa que esses e-mails são criativos e invocam a urgência para iludir o contribuinte "com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas". Segundo a nota, as mensagens possuem nomes e timbres oficiais.
De acordo com a Receita, os e-mails geralmente indicam que "o CPF está cancelado ou pendente de regularização". Podem ainda dizer que a "declaração de Imposto de Renda possui erros e deve ser enviada uma declaração retificadora", ou ainda "comunicando erros na Restituição do Imposto de Renda e citando valores residuais a serem recebidos". A Receita informa que esses falsos e-mails podem instalar programas espiões nos computadores ou direcionar o contribuinte a responder perguntas sobre os dados pessoais e fiscais.
A instituição lembra ainda que para esclarecer dúvidas ou obter informações adicionais, os contribuintes podem ir à qualquer unidade da Receita, acessar a página da internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone (0300.789.0300).