Os funcionários do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) voltaram ao trabalho hoje, depois de quase um mês em greve. A decisão foi tomada depois da conversa com o Governo Federal, ontem, em Brasília, em que foi proposta a criação de uma Medida Provisória (MP) que vai atender às exigências da categoria. Os servidores pediam que o governo promovesse o reenquadramento da categoria com base na titularidade e no tempo de serviço, inclusive para os aposentados
Seis medidas provisórias estão sendo criadas pelo Governo e entram em vigor ainda esta semana, contemplando assim, cerca de 224 mil servidores ativos e inativos de órgãos como, Ministério da Saúde e Previdência Social, Funasa, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), IBGE, Instituto Nacional de Meteorologia, Hospital das Forças Armadas, Fundação Oswaldo Cruz e Tecnologia Militar.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Federais de Alagoas, Jorgelson Veras, dos servidores federais em greve em Alagoas, apenas o Ibama suspendeu a paralisação. Os demais órgãos: Ministério do Desenvolvimento Agrário, Funai, Incra e Cefet continuam com as atividades paralisadas por tempo indeterminado.
“Enquanto o Governo não quiser negociar com as demais categorias, a paralisação continua. Amanhã estaremos reunidos no prédio do Incra para fechar os portões com correntes. Esta semana o comando de greve decidiu fechar os portões e uma funcionária retirou as correntes, por isso amanhã, às 7h30 estaremos lá para reagir a ação arbitrária da servidora”, conta Veras.