Brasília – Revistas em quadrinhos com personagens da Turma da Mônica serão distribuídas em todo país. Com uma parceria entre a empresa Mauricio de Sousa Produções e o Fórum Nacional de Proteção e Erradicação ao Trabalho Infantil, foram elaboradas quatro histórias que trazem a turma da Mônica em situações de luta contra o trabalho infantil.
A secretária executiva do fórum, Isa Oliveira, afirma que as 27 mil revistas foram feitas para as crianças ficarem mais atentas sobre o tema. "A publicação trabalha o imaginário da criança para discutir uma questão tão séria e grave como é o trabalho infantil no país".
A situação no país ainda preocupa, mesmo com o Brasil sendo apontado como referência ao combate do trabalho infantil pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Distrito Federal, cerca 15 mil crianças de 5 a 15 anos continuam sendo exploradas.
A meta anunciada pelo governo federal é expandir o programa de erradicação do trabalho infantil. Universalizar um trabalho eficiente contra a exploração de crianças e adolescentes, incluindo nesse programa mais de 2,7 milhões de jovens que ainda estão trabalhando. "Isto é uma indicação de que o governo e a sociedade civil devem se unir para acabar de uma vez por todas com esse problema social", disse Isa Oliveira.
"O fórum nacional acredita que a criança é a porta-voz legítima para dizer à sociedade o que é bom ou não para ela", conclui a diretora executiva do fórum.
O Dia Internacional de Erradicação do Trabalho Infantil é 12 de junho. Por causa da Copa do Mundo, a data foi antecipada esse ano para 6 de junho. O lançamento da revista da Turma da Mônica faz parte das comemorações.