A Associação dos Hemofílicos de Alagoas realiza amanhã, a IV Jornada Alagoana sobre Hemofilia. O evento será realizado no Auditório da Academia de Polícia Militar, Av. Assis Chateaubriand, s/n , na Praia do Sobral, a partir das 8 horas.
A fisioterapia na assistência aos portadores de hemofilia será o tema principal da Jornada. As palestras serão proferidas pelos médicos Paulo Medeiros (Hemofilia e Situação Atual), e Zelda Pedrosa (Hemartrose). Também irá proferir palestra a vice-presidente e fundadora da Associação dos Hemofílicos, Janete Portela.
O objetivo da IV Jornada Alagoana sobre Hemofilia, é informar, difundir, atualizar e despertar o interesse dos profissionais e estudantes da área de saúde para o conhecimento específico e geral sobre a patologia, visando à melhoria da qualidade de vida e atendimento ao hemofílico alagoano.
Associação dos Hemofílicos de Alagoas
Entidade filantrópica não governamental, sem fins lucrativos, de apoio aos portadores de hemofilia, a Associação dos Hemofílicos, mantenedora da Casa do Hemofílico e do Centro de Medicina Física e Reabilitação “Herbert de Souza”, foi criada em 1984.
Por meio da Casa, a entidade oferece aos 172 hemofílicos cadastrados na Associação e aos seus familiares, alojamento com alimentação, transporte para a locomoção aos hospitais, medicação complementar, recreação e lazer, educação continuada em hemofilia, atividades pedagógicas, culturais e artísticas, e assistência bio/psico/social extensiva às famílias.
No Centro de Medicina Física e Reabilitação os hemofílicos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por 14 profissionais (02 clínicos-geral; 01 psicóloga; 01 pediatra, 03 fisiatras, 03 fisioterapeutas, 01 enfermeira, 01 fonoaudióloga, 01 ortopedista, 01 assistente social, e 01terapeuta ocupacional).
Os profissionais do Centro também atendem a comunidade do Trapiche e outros bairros da Capital. São cercas de 800 atendimentos/mês.
Hemofilia
A hemofilia é um distúrbio hereditário que se origina de um defeito da coagulação sangüínea, provocando sangramento. O corpo depois de uma lesão depende da coagulação do sangue para parar o sangramento, ou para ajudar a cicatrização.
A coagulação normal previne as esquimoses (manchas roxas) e o sangramento dentro dos músculos e articulações, que poderiam ser o resultado de pequenas lesões em conseqüência das atividades da vida diária. A coagulação normal depende de elementos do sangue que são chamados fatores de coagulação.
Se um desses fatores de coagulação não estiver presente em quantidade suficiente, pode acontecer um sangramento excessivo. Uma pessoa com hemofilia possue menor quantidade ou ausência de algum dos fatores de coagulação.