A presença de campeões mundiais foi o grande destaque na cerimônia de abertura da Copa do Mundo da Alemanha, hoje, no estádio Allianz-Arena, em Munique.
O ponto alto do desfile foi a passagem de 158 jogadores das sete seleções campeãs (Brasil, Itália, Uruguai, Argentina, França, Inglaterra e Alemanha -penúltima a entrar e a que mais levantou o público), instantes antes da competição ser aberta oficialmente.
Os brasileiros, que fecharam o desfile, contaram com representantes dos cinco títulos mundiais. Zito, Pepe, Djalma Santos, Moacir (1958), Mengálvio, Coutinho (1962), Félix, Ado, Carlos Alberto, Zé Maria, Clodoaldo, Rivellino, Jairzinho, Paulo César Caju, Edu, Dadá Maravilha (1970), Zetti, Branco, Leonardo, Márcio Santos, Mauro Silva, Mazinho, Raí, Viola (1994), Kleberson e Luizão (2002), entre outros, participaram do desfile.
Figuras carismáticas, Viola e Dadá eram alguns dos mais empolgados entre os brasileiros. Viola destoou dos demais campeões ao participar da cerimônia vestido com um excêntrico terno branco, enquanto o sorridente Dadá foi reverenciado por Raí.
A festa que precedeu a entrada dos campeões foi marcada por temas nacionais alemães. O país-sede evitou globalizar a cerimônia e apostou na cultura nacional.
Roupas típicas, músicas tradicionais e camisas da Alemanha abriram a cerimônia, seguida pela entrada de uma menina (correndo) e um garoto (em uma bicicleta, com uma bola na garupa) em um campo coberto de verde com um tapete vermelho.
A taça Fifa que será entregue ao vencedor do Mundial entrou em campo nas mãos de Pelé e da modelo alemã Claudia Schiffer, seguida pelo desfile dos campeões.
Com os vencedores no gramado, o presidente da Alemanha, Hörst Kohler, o presidente do comitê organizador, Franz Beckenbauer, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, abriram oficialmente o torneio.
A parte final da festa contou com um desfile das bandeiras das 32 participantes da Copa, que se espalharam pelo gramado do Allianz-Arena. Cobiçada por todas as seleções, a taça que será entregue ao campeão ficou exposta no meio-campo.