A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou o bicampeonato consecutivo do Torneio de Montreux, neste domingo, após uma vitória suada sobre a China, encerrada em 3 sets a 2, com parciais de 15-25, 25-17, 25-20, 21-25 e 15-12.
Dos três sets vencidos, dois foram com viradas sobre as rápidas chinesas, que começaram três períodos na frente no placar – com exceção do quarto.
Este é o primeiro torneio do ano disputado pelo grupo do técnico José Roberto Guimarães. Até a semifinal, feita contra Cuba no sábado, o time vinha em uma campanha invicta em sets – até o fim do campeonato perdeu somente três, um contra a Cuba e dois contra a China.
Apesar do título, a seleção de Zé Roberto apresentou muitas falhas, especialmente no bloqueio, que não estava nem mesmo tocando nas bolas adversárias. O Brasil entregou muitos pontos para as chinesas, que somente no primeiro set conseguiram sete com erros das brasileiras.
A defesa brasileira também não funcionou bem. As jogadoras não estavam recepcionando direito e a bola estava sempre fora da rede, o que não as permitia fazer a distribuição certeira para as atacantes.
Os principais nomes da partida pelo lado do Brasil foram Fabi, Sassá e Sheila, que comandaram as viradas do time. Sempre que as brasileiras conseguiram organizar seu ataque, desestabilizavam as chinesas e mantinham a dianteira no placar.
O tie break foi o melhor set do Brasil. Nitidamente cansadas, as jogadoras voltaram à quadra dispostas a fechar logo a partida, mostrando mais entrosamento e emoção, que propriamente técnica.
A bola diagonal chinesa continuou funcionando bem, mas o bloqueio brasileiro atuou com mais precisão, conseguindo anular a maioria delas. O placar seguiu com uma diferença de apenas um ponto até perto do final, encerrando a partida em 15 a 12.
No ano passado, o Brasil conquistou todos os títulos dos torneios internacionais dos quais participou, foram seis no total: Torneio de Courmayeur, o Grand Prix, o Torneio Classificatório para o Mundial de 2006, o Sul-Americano, a Copa dos Campeões, além do Torneio Montreux.
A disputa pelo o bronze aconteceu entre Itália e Cuba, com vitória das centro-americanas por 3 sets a 0, com parciais de 21-25, 22-25, 27-29.