Em um jogo eletrizante, a Holanda fez 2 a 1 na Costa do Marfim, nesta sexta-feira, em Stuttgart, pela segunda rodada do Grupo C, e assegurou a classificação para a segunda fase da Copa do Mundo-06.
Van Persie e Van Nistelrooy marcaram para os holandeses e Bakary Koné descontou para os africanos, que pressionaram muito no segundo tempo, mas não conseguiram evitar a derrota.
Com seis pontos, os europeus estão em segundo no Grupo C da competição, atrás dos argentinos, que golearam Sérvia e Montenegro por 6 a 0 e têm vantagem no saldo. Os dois times se enfrentam na próxima quarta-feira (21), em Frankfurt, para definir o primeiro lugar da chave.
Considerada a principal representante do futebol africano no torneio, a Costa do Marfim fracassou na tarefa de conquistar a primeira vitória do continente, e também dos estreantes, na atual edição do Mundial.
Com a derrota de hoje, os marfinenses já não têm mais chances de avançar à próxima fase e encerram sua primeira participação na competição contra a seleção de Sérvia e Montenegro, em Munique, também na quarta-feira.
O jogo
Costa do Marfim e Holanda fizeram um grande jogo, marcado principalmente pelo equilíbrio e pela força ofensiva das duas equipes, principalmente na etapa inicial.
Apesar deste equilíbrio, a Holanda conseguiu abrir 2 a 0 nos primeiros 30 minutos de jogo, apostando nos contra-ataques velozes, puxados por seus dois pontas –Van Persie, pela direita, e Robben, pela esquerda.
No primeiro tento, Van Persie saiu em velocidade e foi derrubado por Kolo Touré na entrada da área. O próprio atacante do Arsenal cobrou a falta que havia sofrido e acertou o ângulo do goleiro Tizié, aos 23min.
Três minutos depois, foi a vez de Robben armar a jogada do gol. O jogador do Chelsea deu belo passe para Van Nistelrooy, que não desperdiçou a chance e ampliou o placar.
A partir daí, a Costa do Marfim saiu ainda mais para o ataque e começou a criar boas oportunidades de marcar.
Aos 33min, o volante Zokora arriscou de fora da área a acertou o travessão de Van der Sar. Cinco minutos depois, o meio-campista fez mais uma boa jogada e tocou para Bakary Koné, que carregou a bola e acertou um belo chute para diminuir para os africanos.
No segundo tempo, apesar de ficar mais com a posse de bola e de pressionar bastante a defesa holandesa, a Costa do Marfim teve muitas dificuldades para criar oportunidades reais.
A prova disto é que o goleiro Edwin van der Sar não teve que fazer nenhuma grande defesa na etapa final. Já Tizié foi um pouco mais exigido.
Novamente postado na defesa e saindo rápido para o contra-ataque, a Holanda quase ampliou aos 25min, quando Robben fez boa jogada pela esquerda e bateu. O goleiro marfinense deu rebote e Van Nistelrooy desperdiçou a chance.
Aos 32min, os africanos perderam uma ótima oportunidade de empatar. Após cobrança de escanteio, Drogba cabeceou e Van Persie salvou o gol certo.