Portugal venceu o Irã por 2 a 0 neste sábado, em Frankfurt, e é a sexta seleção a garantir vaga nas oitavas-de-finais da Copa do Mundo-06. Com o resultado, os portugueses juntam-se a Alemanha, Equador, Inglaterra, Argentina e Holanda –também classificados por antecipação.
A última vez que os portugueses haviam superado a fase de grupos fora há 40 anos, em 1966 na Inglaterra. Naquela ocasião, a equipe comandada pelo brasileiro Oto Glória superou Brasil, Hungria e Bulgária e chegou ao terceiro lugar no torneio.
Na partida contra o Irã, dois outros brasileiros ajudaram na conquista da vaga: o técnico Luiz Felipe Scolari e o meio-campista Deco. Para o treinador, a vitória foi a nona consecutiva em Copas do Mundo, o que amplia o recorde absoluto na história do torneio, alcançado diante de Angola, no último domingo.
Deco, por sua vez, foi peça fundamental. Com a inoperância do ataque formado por Pauleta e Cristiano Ronaldo, restou ao meio-campo tomar a iniciativa do jogo. E foi do jogador do Barcelona o primeiro gol, aos 18min da etapa complementar.
Apagado e pouco produtivo, o criticado Cristiano Ronaldo só marcou de pênalti, 17 minutos depois. Gol-mohammadi fez pênalti em Figo e o jovem do Manchester United pegou a bola para cobrar e fazer o segundo tento dos lusitanos na partida.
A vitória leva Portugal à liderança do Grupo D, com seis pontos. México –com quatro– e Angola, com um, disputam a segunda vaga. O próximo jogo dos europeus será diante dos astecas, na quarta-feira, em Gelsenkirchen.
O jogo
A seleção portuguesa começou bem e dominou os primeiros minutos da partida, como já fizera diante de Angola. Aos 10min, a primeira oportunidade clara apareceu com Miguel, que fez boa jogada pela direita e chutou em cima da zaga asiática.
Dois minutos depois, Deco recebeu de Figo e chutou forte para ótima defesa de Mirzapour. A melhor opção dos asiáticos era o contra-ataque, nos pés de Mahdavikia. Mas, sem a referência de Ali Daei –que chegou a ser anunciado como titular, mas voltou a a sentir dores nas costas– a equipe pouco incomodava o goleiro Ricardo.
Apesar do 0 a 0 no placar, o primeiro tempo foi movimentado e os portugueses tiveram sua melhor chance aos 34min. Cristiano Ronaldo cabeceou na pequena área e Kaebi, com o peito, evitou em cima da linha o gol que abriria o placar. No minuto seguinte, o atacante do Manchester United chutou da entrada da área e a bola bateu na rede pelo lado de fora.
Com os atacantes portugueses pouco inspirados, coube ao lateral Miguel criar nova oportunidade de abrir o placar. Aos 44min, o jogador do Valencia (ESP) avançou pela direita e chutou cruzado. Mirzapour defendeu e Pauleta, sozinho, não conseguiu alcançar a bola.
O goleiro iraniano continuou se destacando no início da segunda etapa. Aos 11min, ele fez nova defesa em chute de Cristiano Ronaldo, que abusou de jogadas de efeito mas foi pouco produtivo ofensivamente.
Diante da ineficiência dos atacantes, restou ao meio-campo começar a se arriscar. E foi em um chute de Deco, aos 18min, que Portugal abriu o placar.
Depois do gol, os lusitanos administravam a vantagem quando, aos 35min, Gol-mohammadi fez pênalti em Figo. Cristiano Ronaldo –que não fez boa partida– cobrou para marcar seu primeiro gol na Copa.