O inverno, a estação mais fria do ano começou oficialmente às 9h26 de hoje e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que haverá muitas variações de temperatura devido a intensas massas de ar frio, e que o volume de chuva registrado no período permaneça dentro do normal para a estação, que deverá ser mais rigorosa que nos dois anos anteriores.
Aqui em Alagoas, as chuvas já estão caindo há um certo período e a instabilidade do tempo tem forçado a população a ficar em alerta para não serem pegos de surpresa quando chuvas fortes aparecerem após dias de sol.Segundo meteorologistas, o nordeste é uma região que não vivencia o inverno, caracterizado por temperaturas baixas, mas mesmo assim poderemos chegar a mínima de 18° e máxima de 27°, como era esperado. Os alagoanos terão, por tanto, dias mais curtos e possíveis temporais.
Doenças de inverno
Segundo especialistas em Pneumologia e Tisiologia, o número de casos de doenças respiratórias chega a triplicar nas unidades de atendimento devido às doenças “de inverno”, cujas mais comuns são rinite, sinusite e, principalmente, Dpoc (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), asma e pneumonia.
Entre os fatores que estimulam a manifestação das doenças respiratórias nessa época do ano, o médico destacou a queda de temperatura, a baixa umidade e resfriamento do ar, e o contato com ácaros de roupas guardadas.
Recomendações
Para evitar que doenças como estas comprometam ainda mais o estado de saúde dos pacientes, os especialistas recomendam que as pessoas evitem o acúmulo de poeira em casa, durmam em local arejado e umedecido (o uso de recipientes com água no quarto é uma alternativa), usem agasalho ao sair ao ar livre.
Pessoas com alergias devem evitar o uso de cobertores que soltam pêlos e a exposição por muito tempo em ambientes com ar condicionado. Além de lavagem e secagem ao sol de mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo. O uso de soro fisiológico nos olhos e narinas pode ajudar a diminuir a irritação.
Com informações da Folha