Mesmo quem ainda não conhece o cenário bucólico e paradisíaco do município de São Miguel dos Milagres, vai se sentir banhado pelas águas de seu mar depois de ouvir suas belezas cantadas pelo compositor alagoano Sóstenes Lima.
Ele lança no dia 27 de junho seu primeiro disco, “Todas as Carapuças”, definido por ele mesmo como um registro histórico dos últimos cinco anos cantados dentro do grupo Vestindo a Carapuça. O disco será lançado no Teatro Deodoro, às 19h30.
O CD conta com as participações especiais de estrelas como Leureny, Wilma Araújo, Fernanda Guimarães, Marcos Farias, Ezra Mattivi, e Everaldo Borges. O show de lançamento do trabalho faz parte da programação do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato e os ingressos custam R$ 2,00.
Dentro do universo musical apresentado por Sóstenes Lima estão as memórias de quem viveu e descobriu a poesia diante das barcaças e barquinhas dos pescadores de um mar azul e de águas mornas. “Todas as Carapuças” representa a musicalidade de uma região paradisíaca, banhada não só pelas águas do Atlântico, mas pelo coco de roda, guerreiro, xote, baião, maracatu e tantos outros ritmos próprios da nossa gente.
O CD foi ilustrado pela artista Juliana Rego, que confeccionou xilogravuras de acordo com cada música, que muito mais que ouvida foi sentida pela paulista que tão bem soube absorver e interpretar com sua obra a poesia do artista.
A arte final ficou por conta do designer Fernando Neves, responsável pelo projeto gráfico do trabalho e de todo o material de divulgação do disco. O cenário é assinado pelo próprio Sóstenes Lima e pelo artista plástico Deyves.
No show, Sóstenes Lima será acompanhado por Everaldo Borges (sax e flauta), Marcio Almeida (teclado), Luciano Vasconcelos (baixo), Betinho (bateria) e Tony Augusto (guitarra), além das participações especiais de Miran Abs, no violoncelo e de Tércio Smith, no violino.
Festivais
Com destacada participação em diversos festivais do Brasil, o compositor já se apresentou no SESCANÇÃO/2000, em Aracaju (SE), FAMPOP/2000 em Avaré (SP), FEST SINHÁ/2000 em Itumbiara (GO), FEMUCIC de Maringá (PR) em 2001, 2002, 2004 e 2006, além dos festivais do SESC local, de 2000 e 2002, 2003 e 2004, enriquecendo sua discografia com gravações em CDs desses eventos.
Apresentou, em 2000, o show “De vento e de silêncio” no Teatro de Arena. Em 2001 produziu a 1ª Mostra Alagoana de Música, promovida pela ASSTRA e Memorial Pontes de Miranda, evento que conjugou música, artes plásticas, dança e literatura, em duas edições e apresentou o show “Casa de Silêncio e Verso”, com o poeta Otávio Cabral e Wilma Araújo, no Sururu de Capote.
Em 2002, integrando a Caravana Alagoana de Música realizou shows em Maringá (PR), Paranaguá (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Ainda em 2002 venceu o e-festival IBM, com a música “Noites de Bar”, abrindo show de Zélia Duncan, numa das etapas, e de Jorge Benjor, na final. Participou do Projeto Música é o Maior Barato em dezembro do mesmo ano.
Realizou show do dia do Servidor Público, a convite do SINDJUS, no Museu Théo Brandão, em agosto de 2003. Participou da coletânea Alagoas em Cena, lançada em agosto de 2004, na categoria música, com “Noites de Bar”, e contos com a Lenda do Trovão e Doralinda. Este último teve a sua adaptação em audioficção selecionada pelo Itaú Cultural no programa Rumos, lançado nacionalmente em CD e DVD, que será exibido na abertura desse show de lançamento.
Foi vencedor do Festival do SESC/AL de 2004 com a música “S. Miguel dos Milagres”. Realizou o show de aniversário de quatro anos do Grupo Vestindo a Carapuça no Projeto Quintas Musicais, Teatro Jofre Soares, em 27/05/04.
Apresentou-se no Projeto MISA Acústico em 14/08/2004. Apresentou-se nas duas edições do Projeto Palco Aberto, inserindo as músicas “Noites de Bar”e “Pena de Mim” nos CDs coletânea do referido evento, além de apresentar-se no Projeto Reviva Jaraguá.
Recentemente, classificou a música “História de Pescador” no Cantacut, tendo sido um dos dois artistas a representar o Nordeste em São Paulo, onde foi acompanhado da cantora Fernanda Guimarães. Este evento culminará com o lançamento de um DVD, contendo os doze finalistas do festival.
Serviço
O QUE: Lançamento do CD “Todas as Carapuças”
QUEM: Sóstenes Lima
QUANDO: Dia 27 de junho, às 19h30
ONDE: Teatro Deodoro
QUANTO: R$ 2,00
CONTATOS
Clarissa Veiga (assessora de comunicação): 9331-7378
Sóstenes Lima (cantor e compositor): 9981-8494