Consur determina estratégia para acompanhar obras de unificação de hospitais

O Conselho Superior da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (CONSUR) aprovou o processo de unificação do Hospital Escola Dr. José Carneiro (HEJC) com a Unidade de Emergência Armando Lages. No entanto, para acompanhar todo processo e garantir que o mesmo transcorra com transparência ficou determinada a criação de uma comissão mista formada por membros do HEJC, UE, Ministério Público, UNCISAL, representantes dos professores, alunos e funcionários e da comunidade usuária dos serviços do hospital.

A comissão será responsável por elaborar o calendário das obras envolvendo todos os setores das duas unidades hospitalares e deverá acompanhar o cumprimento do relatório que informará a data de início e término das obras, e como e onde vão funcionar durante a reforma. “Vamos utilizar os mecanismos viáveis de comunicação para divulgar esse calendário e os prazos determinados, no sentido de que nossos servidores se sintam parte do processo tão importante para o hospital, para a UNCISAL e para a comunidade de uma forma geral”, destacou Carlos Lôbo, diretor do HEJC e membro do CONSUR.

Segundo ele, algumas mudanças serão necessárias para o início das obras. Já está certo de que quando a obra atingir a área da clínica médica, 19 leitos do setor passarão a funcionar no Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (antigo HDT). A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do José Carneiro também será transferida para o HDT. “Mesmo com essa transferência, a idéia é aumentar o número de leitos da UTI mesmo durante as reformas. Por esse motivo está sendo realizado um levantamento dos equipamentos das duas unidades e o que a UE poderá disponibilizar para ajudar nessa ampliação”, explicou o diretor.

O ambulatório do Hospital Escola, juntamente com todos os setores administrativos será transferido para o 1º Centro de Saúde Noélia Lessa, na Praça das Graças. A pediatria do hospital por enquanto continua no mesmo local, mas já estão sendo viabilizadas adequações na Clínica Infantil Dayse Breda para receber a pediatria do Hospital José Carneiro quando se fizer necessário a reforma do setor.

A clínica Cirúrgica do HEJC continua nas dependências do hospital e durante o início das obras abrigará as equipes das duas unidades hospitalares na realização dos procedimentos.

Carlos Lôbo, ciente da responsabilidade de se fazer desse processo um exemplo de transparência, bem como garantir o direito a informação de todos os servidores do hospital, deixa claro que o processo de unificação já é um fato e que ao final do calendário das obras haverá apenas uma unidade hospitalar. “Provavelmente em meados de janeiro do próximo ano uma única direção para o novo hospital será eleita pela comunidade. Nesse ínterim teremos uma gestão compartilhada sintonizada, no sentido de que as adequações e as ampliações ocorram no menor espaço de tempo possível”, destaca.

Veja Mais

Deixe um comentário