Para suprir de forma emergencial a carência de recursos humanos na prestação de saúde à população de Alagoas, a Secretaria Executiva de Saúde, amparada por parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), publicou no Diário Oficial do último dia 19, edital para contratação temporária de profissionais para cargos que não tinham reserva técnica no quadro de concursados de 2003, bem como para outros cargos não contemplados no concurso.
A secretária executiva de Saúde, Jacy Quintella, informou que houve falhas na publicação do edital para a referida contratação, que estão sendo corrigidas. Um novo edital será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira. “Os atos praticados neste processo seletivo são calçados pela lei. Jamais me permitiria preterir alguém que, com tanto esforço, foi aprovado num concurso lícito para entrar no serviço público”, disse.
Serão contratados temporariamente profissionais de nível médio, superior e elementar, por um período de seis meses. Eles irão suprir carências verificadas nas Unidades de Emergência de Maceió e de Arapiraca, além do Samu. O ato está previsto na Constituição Federal, que permite que a administração contrate em caso de emergência profissional, por um período determinado. “Na Saúde nós lidamos com vidas. Precisamos suprir as carências existentes para atender a população alagoana da melhor forma possível”, avaliou a secretária.
No próximo dia 4 de julho, a secretária Jacy Quintella se reúne com o procurador do Trabalho, Marco Antonio Prado, e com o secretário executivo de Administração, Valter Oliveira, para esclarecer detalhes acerca do processo.
A contratação será feita por análise curricular; as inscrições começaram no dia 19 deste mês e se estendem até o dia 27, das 8h às 14h, na Coordenação de Gestão Estratégica de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde. A remuneração vai variar de R$ 674,00 para o nível elementar a de R$ 2.212,00 para o nível superior. A aprovação no processo seletivo não gera direitos adquiridos aos candidatos aprovados.