PPS está fora do Governo Cícero Almeida: Veja, na íntegra, a carta de renúncia coletiva

AO EXMO. SR. PREFEITO DE MACEIÓ
CÍCERO ALMEIDA

Prezado Senhor,

Nós, abaixo assinados, integrantes do Partido Popular Socialista e ocupantes de cargos comissionados na administração de Vossa Excelência, apresentamos nesta oportunidade, em caráter irrevogável, um pedido coletivo de exoneração dos quadros da Prefeitura de Maceió.

A razão principal do pedido é decorrente da nossa recusa em acatar a determinação de Vossa Excelência no sentido de cortar o ponto e ameaçar com demissões os professores que se encontram em greve para reivindicar ajuste salarial e progressão funcional, dentre outras demandas de menor importância.

Depois de refletir com absoluta responsabilidade sobre a determinação de Vossa Excelência, veiculada com desnecessário alarde na imprensa e sem conhecimento prévio do secretário Municipal de Educação, concluímos que nossa convivência na administração comandada por Vossa Excelência tornou-se completamente inviável.

Deve entender Vossa Excelência, que o Partido Popular Socialista faz alianças políticas e participa da administração pública, atendo-se invariavelmente a determinados princípios que, para nós, são essenciais. Dentre esses princípios destaca-se, antes de mais nada, nosso irrevogável compromisso com a condução democrática da administração pública, daí nossa discordância visceral com quaisquer atitudes que tenham clara conotação de perseguição aos servidores públicos ou tratamento arbitrário e intolerante em relação às suas demandas.

Tendo em vista que as negociações que a Secretaria Municipal de Educação encaminhou junto ao Sindicato dos Professores já haviam chegado a um consenso que apontava claramente para o final da greve, mediante entendimento construído com grande responsabilidade pelas partes em confronto, soa absolutamente estranha a decisão de Vossa Excelência de abandonar o terreno do diálogo para enveredar pelo caminho do conflito inoportuno.

Aliás, essa atitude de tratar os professores à base do chicote foi adotada pela verdadeira “Junta Governativa” que se formou no entorno do Gabinete de Vossa Excelência para invadir acintosamente a autonomia de várias áreas do secretariado Municipal, criando tensões que passaram a comprometer seriamente a relação política respeitosa e leal que deve existir entre aliados políticos.

Ao ocupar a Secretaria Municipal de Educação assumimos um compromisso, sobretudo, com a população de Maceió. E fiéis a esse compromisso trabalhamos arduamente para reverter o quadro da exclusão escolar. Foi um duro desafio, mas no decorrer de um ano e meio de trabalho, abrimos mais de 20 escolas e matriculamos mais de 20 mil alunos em esforço inédito na história de Maceió.

Talvez tenha sido esse enorme sucesso da nossa política, aliás, elogiada em várias ocasiões por Vossa Excelência, o detonador da ambição política de setores que, aboletados em torno do Gabinete de Vossa Excelência, resolveram sabotar abertamente o nosso trabalho, com a clara intenção de expulsar o PPS da administração municipal para atender a objetivos eleitorais não confessados.

Como Vossa Excelência assistiu a todo esse processo de sabotagem com os braços cruzados, concluímos que de há muito fez sua escolha política pelos métodos desagregadores e desleais da “Junta Governativa”, muito embora não tenha querido arcar com ônus do rompimento político com o PPS, um partido que há menos de 2 anos foi decisivo, no segundo turno, para a ascensão de Vossa Excelência ao cargo de Prefeito de Maceió.

Nós do PPS somos bastante experientes para entender quando não somos mais bem vindos. E esta é a razão pela qual queremos nos antecipar e entregar nossos cargos porque, acima de tudo, Vossa Excelência irá aprender, no curso de sua trajetória política, que o PPS é um partido de atitudes e uma força política que só ocupa cargos enquanto eles estiverem a serviço de um projeto político que seja ético, democrático e verdadeiramente popular.

Maceió, 23 de junho de 2006.

O Alagoas24horas entrou em contato com o ex-secretário municipal de Educação, Regis Cavalcante, que confirmou seu afastamento e de todos os indicados pelo partido para ocupar cargos em comissão no município.

Fonte: Diretório do PPS

Veja Mais

Deixe um comentário