Fogueiras marcam o São João em Maceió

Alagoas24horasTradição manda acender fogueira na véspera do dia de São João

Tradição manda acender fogueira na véspera do dia de São João

O céu “nublado” e o cheiro de fumaça anunciam a festa, que é feita na véspera do dia de São João. O santo mais popular do mês de junho é comemorado em vários bairros de Maceió e a tradição das fogueiras não pode faltar.

Conta a história que santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora, mãe de Jesus. Uma tarde, Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que estava grávida e o menino se chamaria João Batista. Como as duas moravam em casas distantes, santa Isabel prometeu que quando o menino nascesse iria acender uma fogueira na frente da casa, o que começou a tradição da véspera do dia de São João.

As festas juninas são comemoradas intensamente no interior do Estado, onde já começaram desde o início do mês. Em Maceió, a abertura oficial dos festejos acontece nesta noite, no bairro de Jaraguá, onde está montada uma vila cenográfica, na praça Dois Leões.

“Além da homenagem aos santos desta época, teremos atrações típicas como teatro e trios de forró. Vai ser animação total”, disse o presidente da Fundação, Marcial Lima. Nesta noite, estão marcadas apresentações do Teatro Interativo e das bandas Xote.com, Eliezer Setton e o cantor e humorista Sandro Beker. No Armazém Usina, se apresentarão o Trio Caxotada, Tony Vaqueirama e Agrício do acordeon.

No Coreto do Jaraguá, dia 23, o trio "Os três nordestinos" dará início à festa, apresentando o autêntico forró pé-de-serra. E, próximo ao Banco do Brasil, subirão ao palco a banda Colar de Ouro e o trio Os Inseparáveis do Forró. Outro palco armado próximo a Comisplan terá a apresentação do Trio Jacintinho e Cicinho do Pandeiro.

A programação do São João no Jaraguá vai até o dia 29, sempre a partir das 20h.

Palhoções

Em Maceió, a Superintendência de Controle e Convívio Urbano, SMCCU, autorizou o funcionamento de 31 palhoções e outros outros 17 receberam permissão da comissão formada pela SMCCU, Ministério Público (MP) e Polícia Militar (PM).

Com isso, são 48 pontos de festa espalhados pelos bairros de Maceió, onde a segurança será feita pela Polícia Militar, por rondas ou equipes de plantão. Para não que não haja problemas nas comemorações, os Bombeiros solicitaram atenção especial em alguns aspectos, como na disposição de extintores de incêndio, cuidado com as instalações elétricas e também com o uso de botijões de gás em barracas de comidas típicas. Os organizadores foram orientados a não comercializar bebidas alcoólicas em garrafas de vidro e ficou proibido o uso de fogos de artifício dentro das palhoças.

Equipes da Vigilância Sanitária também estão de plantão durante o São João e começaram hoje as fiscalizações nas barracas montadas nos pontos de festa. Os técnicos irão verificar o cumprimento de normas de higienização dos alimentos, para evitar surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos, as chamadas DTA’s.

Veja Mais

Deixe um comentário