Diferença entre Téo Vilela e João Lyra é de 6%

O mapa da disputa pelos governos estaduais divulgado ontem pelo site Congresso em Foco, um dos mais respeitados do País, traz uma radiografia do quadro eleitoral de norte a sul do País. Com base em pesquisas realizadas pelo Instituto Voz Populi, o site traça o panorama eleitoral do momento. De acordo com esse levantamento, o PMDB lidera em nove Estados e está na briga pelo governo em outros três. Entre os candidatos a governador favoritos, só um é do PT.

Em Alagoas, a disputa está equilibrada entre o deputado federal João Lyra (PTB) e o senador Teotonio Vilela Filho (PSDB). A diferença entre os dois candidatos é de apenas seis pontos percentuais o que caracteriza um empate técnico. Lyra tem 42% das intenções de voto, enquanto Vilela possui 36%. A reportagem é de Edson Sardinha, Paulo Henrique Zarat e Sylvio Costa. Tudo bem que a campanha nem começou oficialmente, que tem a copa ou que eleição se decide muitas vezes na última hora.

Mas largar na frente dá uma considerável vantagem aos concorrentes. Ainda mais quando as atenções momentaneamente desviadas para os gols de Ronaldo anunciam o encurtamento do já apertado calendário eleitoral. Sem falar na mania de tantos eleitores de tentar direcionar suas escolhas para os candidatos com mais chances de vitória… não agir assim, acreditam muitos, é "perder o voto".

Por tudo isso, saber quem são os candidatos que largam em vantagem pode fornecer informações preciosas sobre o que talvez saia das urnas de 1º de outubro. Acreditando nisso, o Congresso em Foco dedicouse à tarefa de identificar os líderes nas pesquisas de intenção de votos para o governo de cada Estado. Também procurou verificar as articulações partidárias e o potencial de crescimento dos principais candidatos a governador.

O mapa resultante dessa pesquisa coloca o PMDB na dianteira em nove Estados: Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí. O partido também aparece com chances de vitória no Rio Grande do Sul (onde Germano Rigotto está empatado com o petista Olívio Dutra) e em pelo menos outros dois Estados: Amazonas e Roraima.

O PSDB é líder em quatro Estados: Pará, Tocantins e as duas unidades da federação com maior eleitorado (São Paulo e Minas Gerais). Mas entra com força na briga pelo governo de outros cinco Estados: Amazonas, Paraíba, Alagoas, Amapá e Roraima.

O PFL vem em terceiro lugar, encabeçando a disputa no Distrito Federal, na Bahia e no Maranhão. Tem ainda candidatos fortes em Pernambuco, Sergipe e no Amazonas.

Somente um candidato a governador do PT, do presidente Lula, lidera sozinho pesquisas de intenção de votos: o ex–prefeito de Aracaju Marcelo Deda, cujo adversário é João Alves, que tenta se reeleger pelo PFL. Mas, o partido divide a liderança no Rio Grande do Sul, defenderá a hegemonia que hoje possui no Acre e no Piauí, e promete dar trabalho na Bahia, em Pernambuco e no Mato Grosso do Sul.

Fonte: Tribuna de Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário