O Sistema Pajuçara de Comunicação, por meio da TV Pajuçara, prepara-se para novos investimentos e uma realidade promissora. Após 14 anos com a bandeira do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a mudança para a Rede Record significa uma nova proposta de investimento e maior comprometimento com o telespectador alagoano.
A Rede Record, que hoje ocupa o segundo lugar, atrás apenas da a Rede Globo, tem um planejamento inovador que apresenta resultados tão impressionantes que o slogan “A caminho da liderança” já faz parte da realidade até mesmo da “toda poderosa”, como é rotulada a emissora fundada por Roberto Marinho.
Hoje pela manhã o diretor de Estratégia e Projetos Especiais da Rede Record, Julio César Casares, fez uma palestra para funcionários, clientes e publicitários do Estado, justamente para apresentar um balanço das estratégias e novidades da emissora, fundada em 27 de setembro de 1953.
Novos caminhos
O grande salto da Record aconteceu em 2001, quando foi lançado o slogan: "Record, a TV que todo mundo pode ver". “Fazemos parte de uma nova proposta. Todo trabalho da emissora é desenvolvido em cima de dados e pesquisas. Temos contrato com o Ibope, que nos fornece todas as estatísticas que precisamos para chegar onde queremos: à liderança”, diz o diretor, que por 13 anos trabalhou na emissora de Sílvio Santos.
O diretor conta que, de 2000 a 2005, os investimentos publicitários, fruto da nova estratégia rumo ao topo da audiência, fizeram com que a Record passasse de 10% para 18%. “O crescimento é gradativo. A proposta é atrair e manter o público, porque para competir com a Globo é preciso respeitar o telespectador”, acrescenta.
Julio César afirma que todo projeto de expansão desenvolvido na Record é baseado em dados científicos e técnicos. “Para se ter uma idéia, apostamos no horário nobre compreendido entre 18h às 24h; os dados são surpreendentes do ponto de vista de quem está de fora, já que de janeiro a maio de 2005, em relação ao mesmo período deste ano, os números cresceram mais de 30%, em relação ao SBT”, explica.
Seguindo os passos da líder, a Record está investindo em jornalismo, esporte, novela, filmes e seriados. Hoje com 100 emissoras – 20 filiadas e 80 afiliadas – a proposta de levar o sinal ao mundo, por meio da Record internacional, tem sido outro ponto positivo no processo de expansão do sinal e da fidelização do telespectador. “Num mercado competitivo como o brasileiro não adianta simplesmente ter alcance; é preciso oferecer uma grade de programação que atenda a cada tipo de público – faixa-etária e classe social – para que os anunciantes tenham seu retorno garantido e o telespectador seja contemplado com o que lhe interessa”, argumenta Julio.
Ele destaca que no ano de 2004 a Record promoveu 12 estréias e bateu o maior faturamento da história da emissora: R$ 500 milhões, 41% superior ao ano anterior. A audiência também cresceu: 19% na média diária e 37% no horário nobre, segundo dados do Ibope. “Quando se trabalha com estatística em cima de planejamento os números apenas confirmam que o caminho é esse”, acrescenta.
Grade de programação
Segundo o diretor Comercial da TV Pajuçara, Gustavo Mata, a nova grade de programação, que entra no ar a partir de 23 de julho, vai manter, pelo menos em princípio, a programação local com os mesmos horários. “Apenas o TJ Manhã, com o Ricardo Mota, que hoje começa às 6h45, passará para as 7h. O nome também vai mudar. O restante da programação local só deve ser alterado em janeiro, quando a TV Pajuçara completa 15 anos”, diz o diretor.
Gustavo Mata adianta que, por causa dos investimentos da Rede Record, na busca pela liderança, a TV Pajuçara deve investir na qualificação de pessoal e, num futuro próximo, abrir novos postos de trabalho. “Isso está dentro do planejamento estratégico da empresa e vai depender da criação de novos produtos. Mas só poderemos adiantar alguma coisa a partir de janeiro, quando o nosso complexo de produção, que está em andamento, for concluído”, afirma Gustavo.