O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse, ontem, que buscará acordo entre os líderes para viabilizar, até amanhã, a votação das mais de 30 mensagens presidenciais com indicações de autoridades, com parecer favorável de diversas comissões da Casa.
A idéia é também concentrar esforços para votar outras propostas e aproveitar enquanto a pauta segue destrancada, sem medidas provisórias – calmaria que pode acabar ainda esta semana, caso a Câmara vote alguma das quatro MPs que obstruem os trabalhos.
Renan disse que há proposições prontas para votação. A intenção do presidente da Casa é que o Senado faça um esforço concentrado para limpar toda a pauta ainda nesta semana.
A pauta desta semana reúne, além das mensagens presidenciais, mais de dez itens, podendo ser ampliada com a inclusão de projetos extrapauta, a exemplo da indicação de autoridades.
Dinheiro de caseiro é legal, afirma PF
O Ministério Público Federal receberá, até o fim da semana, relatório da Polícia Federal que aponta como "legal" o dinheiro depositado na conta bancária do caseiro Francenildo dos Santos Costa entre janeiro e março deste ano.
O delegado Rodrigo Carneiro Gomes concluiu, após ouvir familiares do caseiro, que as informações prestadas por ele aos agentes são verdadeiras. Depois de receber o relatório, o MP decidirá se pede o arquivamento do inquérito ou denuncia os envolvidos.
Em março passado, no auge das denúncias de corrupção envolvendo o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, Francenildo passou a ser investigado pela PF por lavagem de dinheiro. A suspeita surgiu depois que o sigilo bancário do caseiro, quebrado ilegalmente, apontou depósitos de R$ 25 mil em uma conta-poupança que ele mantinha na Caixa Econômica Federal.
A descoberta veio à tona dias após Francenildo revelar que Palocci freqüentava a chamada "casa do Lobby", mansão alugada em Brasília por ex-assessores de Ribeirão Preto para fazer lobby e festas com garotas de programa. O ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso disse à PF que os dados bancários foram violados a pedido de Palocci.
O caseiro afirmou que os R$ 25 mil depositados em sua conta entre janeiro e março deste ano tinham como depositante o empresário Eurípedes Soares da Silva, suposto pai biológico de Francenildo, que vive em Teresina (PI). O próprio Eurípedes confirmou ter feito os depósitos.