Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revela que, este ano, 472 mil pessoas devem ser vítimas de algum tipo de câncer no Brasil. Mas o tratamento da doença – que fragiliza o estado emocional da vítima – pode ser encarado como um processo natural.
Pelo menos é o que garante a supervisora técnica da equipe de enfermagem da Central de Quimioterapia do Hospital Brigadeiro de São Paulo, Cristiane Shimada, que realiza palestra sobre o tema em Maceió, sábado, 15, a convite do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).
Com o apoio da Shering do Brasil, a palestra é gratuita e acontece no Hotel Jatiúca das 8 às 17 horas, sendo destinada a enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e médicos. Durante a palestra serão apresentados métodos usados no tratamento de pacientes com câncer, visando minimizar o sofrimento causado durante as sessões de quimioterapia. “Estaremos apresentando dicas que podem ajudar na qualidade de vida das pessoas vítimas da doença”, promete Shimada.
Entre as dicas, a serem repassadas na palestra da enfermeira, está à relacionada às náuseas; freqüentes em pacientes que passam pelo tratamento quimioterápico. “Iremos sugerir aos profissionais que orientem seus pacientes para que, durante o tratamento, não façam ingestão de alimentos gordurosos, condimentados ou doces”, adianta.
Inscrições
Os interessados em assistir a palestra devem realizar as inscrições na sede do Hemoal, localizada em prédio anexo a Unidade de Emergência Armando Lages, no bairro do Trapiche. “Estaremos realizando as inscrições até sexta-feira, às 17 horas, no Recursos Humanos do Hemoal. Esperamos que os profissionais de saúde alagoanos possam prestigiar a palestra, porque poderão contribuir para minimizar o sofrimento de seus pacientes”, promete a palestrante Cristiane Shimada.