Alagoas será sede, em setembro, de um dos mais conceituados encontros de corais do país, com participação de grupo de vários países da América Latina e da Europa.
O evento cultural será promovido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL) e está inserido na programação das comemorações dos 96 anos da instituição federal de ensino.
O Encontro Internacional de Coros em Alagoas ocorrerá de 20 a 23 de setembro, no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Exposições Culturais de Jaraguá e nas cidades de Arapiraca e Marechal Deodoro.
A ópera “A Flauta Mágica” será a atração de abertura do Encoral. Trata-se de uma obra musical de Mozart, escrita em 1731, que tem dois aspectos fascinantes: a história, quase infantil, que raramente chega às crianças e a música que há 200 anos fascina os adultos.
O evento é realizado pelo coralistas associados (Coretfal) que já dispõe de experiência na organização de eventos deste porte há 15 anos.
Do Encoral estarão participando 28 corais de vários estados e de países da América Latina e da Europa. O evento tornou-se uma referência entre os festivais de corais e, com este conceito, o número de corais inscritos tem surpreendido aos organizadores.”O Encoral é um dos melhores eventos envolvendo corais no país, o que desperta a atenção de grupos de todos os estados e alguns internacionais. Outro fato que atrai vários grupos de corais é a beleza do Estado de Alagoas”, disse a coordenadora do Coretfal e maestrina Fátima Menezes.
O coordenador do Ponto de Cultura, Paulo Vilela, ressaltou que a confiança e credibilidade do Coretfal, conquistadas durante os 31 anos de existência, deve-se à fundadora do grupo, maestrina Maria Augusta Monteiro, servidora aposentada do Cefet-AL.
Além das apresentações, o Encoral proporcionará aos coralistas oficinas e master class (cursos para alunos de música).
A ópera “A Flauta Mágica” será apresentada pelo Coretfal com acompanhamento da Sinfonia Jovem da Paraíba e terá como diretor-artístico o maestro Almir Medeiros e regência das maestrinas Fátima Menezes e Maria Augusta Monteiro.